Colômbia extradita guerrilheira para os EUA
América do Sul • 10 de março de 2005
A guerrilheira comunista das FARC chamada Omaira Rojas, ou Nayibe Rojas Cabrera, ou Nayibe Rojas Valderrama, ou Sonia (como é mais conhecida) foi extaditada para os Estados Unidos da América. O presidente da Colômbia Alvaro Uribe Velez autorizou a extradição requisitada por um tribunal de Washington.
A guerrilheira foi entregue às autoridades norte-americanas do DEA nesta quarta-feira, 9 de março, às 15h25, no aeroporto de Barranquilla, na Colômbia. Autoridades norte-americanas e colombianas dizem que Sonia negocia diretamente a entrega de narcóticos para traficantes do Peru e Brasil.
Os advogados de Sonia tentaram impedir a extradição para os EUA e requisitaram uma revisão do proceso. Eles alegaram que como o verdadeiro nome de Sonia não é conhecido, não se pode autorizar sua extradição.
Fontes
- Colombia extradites rebel "Sonia" on drug charges [inativa] — Reuters, 9 de março de 2005. Página visitada em 10 de março de 2005
. Arquivada em 12 de março de 2005
- Hugh Bronstein. Colombia's Uribe OKs extradition of rebel 'Sonia' [inativa] — Reuters, 26 de fevereiro de 2005. Página visitada em 10 de março de 2005
. Arquivada em 1 de março de 2005
- ‘Sonia’ quedó en manos de la justicia de EE
.UU . — Agências de notícias de Bogotá, 9 de março de 2005
- Extraditada a Estados Unidos alias 'Sonia', guerrillera de las Farc — Caracol (Colômbia), 9 de março de 2005