Colômbia é capaz de provocar guerra para justificar intervenção armada dos EUA, diz Chávez
12 de maio de 2008
O presidente venezuelano, Hugo Chávez, afirmou ontem (11) que o governo colombiano é capaz de provocar uma guerra com a Venezuela para justificar uma intervenção armada por parte dos Estados Unidos.
No programa semanal de rádio Alô, Presidente, Chávez disse que o presidente da Colômbia, Álvaro Uribe, irá cumprir qualquer ordem que receba de Washington (capital norte-americana), sem se importar com as conseqüências e utilizando “a manipulação, o descaramento e o cinismo”. As informações são da agência Lusa.
“Uribe é um irresponsável. Não sei como pode o presidente de um país ser um manipulador e irresponsável como esse”, disse Chávez.
O líder venezuelano acrescentou que “não vale à pena manter relações com um governo assim” e afirmou que Uribe “é mais perigoso na medida em que se apresenta mais amável”.
Durante todo o programa, Chávez diferenciou o povo colombiano do governo colombiano que, em sua avaliação, “está penetrado pelo paramilitarismo e pela narcopolítica”. “Em qualquer país sério e verdadeiramente democrático, esse governo teria caído”, completou.
Fontes
- Paula Laboissière. Colômbia é capaz de provocar guerra para justificar intervenção armada dos EUA, diz Chávez [inativa] — Agência Brasil, 12 de maio de 2008. Página visitada em 12 de maio de 2008
. Arquivada em 8 de outubro de 2008 - France Presse. Chávez diz que Colômbia quer provocar guerra com Venezuela — Folha Online, 11 de maio de 2008
A versão original, ou partes dela, foram extraídas da Agência Brasil, sob a licença CC BY 3.0 BR. |
Esta página está arquivada e não é mais editável. |