Colômbia: representantes de 24 países são esperados na posse do Petro
26 de julho de 2022
Representantes de pelo menos 24 países confirmaram presença na posse do presidente eleito da Colômbia, Gustavo Petro, segundo o comitê organizador da cerimônia.
Entre eles estão o rei Felipe VI da Espanha, os presidentes do Chile, Equador, República Dominicana, Bolívia, Paraguai, Panamá, Honduras, Costa Rica, Argentina, bem como a primeira-dama do México, Beatriz Gutiérrez Müller, e o vice-presidente de El Salvador, Félix Ulloa. Os chanceleres de Cuba, Portugal e Sérvia, entre outros, também estarão presentes.
O governo de Joe Biden será representado por Samantha Power, que dirige a Agência dos Estados Unidos para o Desenvolvimento Internacional (USAID). Durante o governo Obama, ela serviu como representante dos EUA nas Nações Unidas.
Esta informação foi confirmada por Jonathan Finer, vice-secretário principal de Segurança Nacional dos Estados Unidos, durante sua visita à Colômbia na sexta-feira passada.
“Dissemos ao presidente eleito que o presidente Biden quer que Samantha Power da USAID lidere a delegação na cerimônia de posse do Petro em agosto. Ela se juntou a nós em algumas das conversas que tivemos hoje, por isso estamos comprometidos em trabalhar com o novo governo neste assunto”, disse o secretário a repórteres.
A equipe Petro não comentou a representação da Venezuela ou da Nicarágua.
Também estarão presentes 13 representantes de organismos internacionais. Durante esta semana, a equipe destacou que são esperadas mais confirmações de governadores e delegações.
Fontes
- ((es)) Colombia: Se espera que representantes al menos 24 países asistan a la toma de posesión de Petro — Voz da América, 26 de julho de 2022
Esta página está arquivada e não é mais editável. |