Colômbia: pai do secretário-geral do Ministério da Justiça é sequestrado

Fonte: Wikinotícias

23 de dezembro de 2022

Email Facebook X WhatsApp Telegram LinkedIn Reddit

Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram

 

O Governo da Colômbia confirmou o sequestro do pai do secretário-geral do Ministério da Justiça, Helen Ortiz, no centro do país, por homens armados que o emboscaram em sua fazenda no município de Granada.

Segundo informações do Ministério da Justiça, desde a tarde desta quarta-feira, 21 de dezembro, o Executivo ativou as buscas por Vicente Ortiz Álvarez, 70, e ordenou o envio de uma brigada do exército e outros grupos especiais da Polícia.

Até agora, o grupo armado por trás do incidente é desconhecido.

O presidente Gustavo Petro cancelou sua agenda para tomar conhecimento da situação. Petro havia agendado reuniões com a equipe de negociação de paz com o ELN em seu escritório.

Por sua vez, o governador do Departamento de Meta, Juan Guillermo Zuluaga, em entrevista, apontou que os dissidentes das FARC poderiam ser os responsáveis ​​pelo sequestro do pai do funcionário.

“Os dissidentes das FARC atuam nessa área. No domingo também sequestraram um fazendeiro daquela área (...) Isso faz parte da investigação que está sendo realizada, hoje em dia esses grupos criminosos dobram seus esforços porque as extorsões aumentaram”, disse Zuluaga.

As autoridades confirmaram movimentos bancários da conta de Vicente Ortiz Álvarez em Villavicencio. Acrescentaram ainda que por meio de câmeras de segurança buscam encontrar indícios de onde possam estar os sequestrados.

Até agora, em 2022, foram registrados nove sequestros naquele departamento, dos quais sete foram libertados em operações realizadas por grupos especiais da Polícia. Todos os casos foram atribuídos a dissidentes das FARC.

Fontes