Colômbia: Detido ex-vice-ministro acusado de ter sido subornado pela Odebrecht

Fonte: Wikinotícias

Agência VOA

13 de janeiro de 2017

Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram LinkedIn Reddit
Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram

 

A procuradoria da Colômbia prendeu um ex-vice-ministro do governo do ex-presidente Álvaro Uribe suspeito de ter recebido 6,5 milhões de dólares em suborno da Odebrecht [ODBES.UL] num caso envolvendo um contrato de autoestrada assinado em 2009.

A Reuters reporta que Gabriel Garcia Morales, que era director de um instituto que coordenava concessões de estradas e que foi vice-ministro de Transportes de Uribe, é a primeira pessoa presa na Colômbia em conexão com o escândalo de suborno da Odebrecht.

"A Procuradoria tem evidência de que o sr. Garcia exigiu o pagamento de 6,5 milhões de dólares para garantir que a Odebrecht seria a empresa escolhida para a Ruta del Sol Dos, excluindo outros competidores", disse o procurador Nestor Humberto Martínez.

Martinez explicou que uma investigação irá procurar estabelecer quem mais estaria envolvido, e afirmou que o suborno no valor de 4,5 milhões de dólares foi pago pela empresa brasileira durante a actual administração do presidente Juan Manuel Santos.

A Odebrecht, maior companhia de engenharia da América Latina, declarou-se culpada, em dezembro, num tribunal federal norte-americano por suborno.

Entre 2001 e 2016, a Odebrecht pagou centenas de milhões de dólares em suborno relacionadas a projectos em 12 países, incluindo Brasil, Angola, Argentina, Colômbia, México, Moçambique e Venezuela, de acordo com documentos da acusação nos EUA.

Fonte