Colégio Eleitoral dos EUA confirma a vitória de Joe Biden

Joe Biden (2013)

15 de dezembro de 2020

Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram LinkedIn Reddit
Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram

 

Com os votos do Colégio Eleitoral dos Estados Unidos na segunda-feira, os eleitores deram formalmente a Joe Biden mais do que os 270 votos eleitorais necessários para certificar sua vitória eleitoral.

Com 55 votos eleitorais da Califórnia, entre os últimos a serem dados na segunda-feira, Biden tem 302 votos eleitorais, muito além do limite necessário para ganhar a presidência.

Espera-se que o Havaí confirme seus quatro votos eleitorais para Biden na noite de segunda-feira.

Biden tem sido uma figura democrata na cena política dos EUA por quase meio século, e sua vitória no Colégio Eleitoral tornaria Donald Trump, um republicano, o quinto presidente dos EUA na história de 244 anos do país a perder uma candidatura à reeleição após um único mandato na Casa Branca.

A votação do Colégio Eleitoral é normalmente uma formalidade de rotina no calendário quadrienal de eleições presidenciais dos EUA. Mas desde a votação nacional de 3 de novembro, Trump afirmou repetidamente, sem evidências credíveis, que a votação nos principais estados do campo de batalha que ele perdeu para Biden por valores variados foi fraudulenta, custando-lhe a reeleição.

Joe Biden fará um discurso ainda esta noite.

O Congresso ratificará a eleição no dia 06 de janeiro de 2021 e Biden tomará posse no dia 20 subsequente.

Fontes