Cientistas revelam a origem do HIV

Fonte: Wikinotícias

3 de outubro de 2014

Email Facebook X WhatsApp Telegram LinkedIn Reddit

Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram

 

Cientistas da Universidade de Oxford, revelou a origem do vírus HIV, a pandemia que se contentar com 32 milhões de mortes até 2025.

A análise genética de milhares de vírus, confirmou que o HIV foi produzido pela primeira vez na década de 1920 em uma cidade colonial da África Central e se espalhou por trem para outras partes do continente e, posteriormente, para o Haiti, diz The Independent.

O inquérito revelou que o "Ground Zero" do HIV era o que é hoje Kinshasa, capital do então Congo Belga. Em Leopoldville chimpanzés caça, origem do vírus era de costume, e que foram posteriormente vendido para consumo moradores Kinkasa.

Os pesquisadores avaliaram as circunstâncias que criaram o HIV como uma "tempestade perfeita", impulsionado por movimentos populacionais que ocorreram no Congo Belga, no momento, graças à chegada da estrada de ferro na era colonial.

"Pela primeira vez temos estudado todas as evidências disponíveis com as mais recentes técnicas de filogeográficos, o que nos permitiu determinar a origem do HIV. Isto significa que podemos dizer com um alto nível de segurança, onde e quando foi formado o HIV. Parece que foi uma combinação de circunstâncias que ocorreram em Kinshasa no início do século XX, que criou uma "tempestade perfeita" para o surgimento da epidemia de Aids e causou o invencível " - Oliver Pybus, pesquisador da Universidade de Oxford

Fontes