Cientistas japoneses criam mulher andróide

Origem: Wikinotícias, a fonte de notícias livre.
Ir para: navegação, pesquisa

30 de julho de 2005

Um grupo de cientistas japoneses construiu o primeiro andróide que imita funções similares às de um ser humano, como piscar, mexer a cabeça, mover as mãos e inclusive respirar, tudo com naturalidade.

O andróide inventado pelos japoneses tem a aparência de uma mulher e chama-se Repliee Q1. Ela é considerada um dos maiores avanços da robótica da atualidade e foi apresentada na Exposição Universal de Aichi, em junho passado. O andróide foi construído em silicone flexível, que se assemelha à pele humana, e possui 31 mecanismos localizados na extremidade superior do corpo.

Um de seus criadores, Hiroshi Ishiguri, membro da equipe científica, assegura que o andróide terá funções similares ao dos seres humanos e declara que ela pode interagir com outras pessoas: "Ela pode responder quando é tocada. O resultado é muito satisfatório, ainda que obviamente haja muito trabalho a fazer ainda".

Esta não é a primeira vez que é criado um andróide com estas características. Anteriormente havia sido construído o Repliee R1, andróide que se limitava a fazer sinais com o braço e cuja aparência era a de uma menina.

Fontes