Cientistas descobriram uma droga eficaz na luta contra COVID-19

Fonte: Wikinotícias

16 de setembro de 2020

Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram LinkedIn Reddit
Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram

 

Cientistas da Universidade de Pittsburgh (Estados Unidos) descobriram uma proteína que pode neutralizar completamente o SARS-CoV-2, vírus causador do coronavírus.

A droga foi descoberta por uma análise de 100 bilhões de moléculas potenciais que podem entrar em contato com a proteína S do vírus.

Um artigo na revista The Cell descreve um experimento usando a droga Ab8 para tratar o coronavírus em ratos e hamsters. Os cientistas observam que a droga combate a doença de maneira eficaz, mesmo em doses muito baixas. O uso em hamsters ajudou a reduzir a carga viral nos pulmões do animal e a aliviar a pneumonia.

O peso molecular do Ab8 é duas vezes menor do que a imunoglobulina IgG1, o que indica a vantagem do Ab8 em atingir a eficácia no tratamento do coronavírus. No decorrer do experimento, foi comprovado que o tamanho menor aumenta a passagem da droga e a penetração nos pulmões e no sangue.

Cientistas disseram que a droga é eficaz se administrada na fase inicial da doença, porque o Ab8 impede que o coronavírus infecte novas células. O uso durante e após o pico da doença pode não ser tão eficaz.

O número de casos de coronavírus no mundo ultrapassou 29,3 milhões, cerca de 930 mil pessoas morreram, cerca de 20 milhões se recuperaram.

Fontes