Cientistas alertam sobre um aumento crítico do nível do mar

Origem: Wikinotícias, a fonte de notícias livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa

1 de setembro de 2020

Cientistas britânicos e dinamarqueses alertaram sobre um aumento crítico no nível do mar devido ao descongelamento acentuado das geleiras. Segundo os pesquisadores, a situação evolui de acordo com o pior cenário possível, escreve a revista científica Nature Climate Change.

Os especialistas analisaram as mudanças nas geleiras da órbita terrestre e compararam os resultados com os cálculos dos modelos climáticos. Segundo os cientistas, até o final do século, o nível do mar no planeta aumentará 17 cm, o que quase dobrará a frequência de tempestades devastadoras nas maiores cidades costeiras do mundo.

Regiões com uma população total de cerca de 16 milhões de pessoas estarão sob a ameaça de inundações. O derretimento das geleiras da Groenlândia dará uma contribuição significativa aqui, dizem os especialistas. O gelo ártico se decompõe um pouco mais lentamente. Agora, o aumento anual do nível do mar é de cerca de 4 mm.

Fontes

Compartilhe
essa notícia:
Compartilhar via Email Compartilhe via Facebook Tweet essa reportagem Compartilhe via WhatsApp Compartilhe via Telegram Compartilhe via LinkedIn Compartilhe via Digg.com Compartilhe via Reddit.com