Cidades dos EUA cancelam fogos de artifício de 4 de julho

Fonte: Wikinotícias

3 de julho de 2022

Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram LinkedIn Reddit
Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram

 

Para muitos nos Estados Unidos em 4 de julho, assistir a um show de fogos de artifício é a maneira perfeita de terminar a celebração do dia.

No entanto, devido a interrupções persistentes na cadeia de suprimentos, os céus de algumas cidades permanecerão escuros pelo terceiro ano consecutivo desde a pandemia do COVID-19.

A capital do Arizona, Phoenix, cancelou três de seus shows de fogos de artifício este ano porque não conseguiu fogos de artifício suficientes a tempo.

“Infelizmente, assim como muitos outros municípios, Phoenix foi afetado pelos problemas contínuos da cadeia de suprimentos. O empreiteiro da cidade não conseguiu garantir fogos de artifício para os eventos”, disse o Departamento de Parques e Recreação da cidade.

Em Ottawa, Kansas, as autoridades da cidade encomendaram os fogos de artifício em fevereiro, mas ainda estão presos em um navio da China. Como resultado, os moradores estarão desfrutando de um show de fogos de artifício dois meses depois, no Dia do Trabalho, em vez de no dia 4 de julho.

“Vimos uma interrupção na cadeia de suprimentos, vimos a falta de acesso aos portos”, disse Larry Farnsworth, representante da National Fireworks Association.

“Os custos de envio são uma preocupação. Vou dar o exemplo de um importador de volume, que importa de 200 a 250 contêineres por temporada. Em 2019, custava cerca de US$ 9.800 por contêiner, este ano disparou para cerca de US$ 36.000”, acrescentou.

A China produz a maioria dos fogos de artifício usados nos Estados Unidos. De acordo com a Associação Nacional de Pirotecnia, a China fornece cerca de 70% dos fogos de artifício de nível profissional usados em shows de fogos de artifício. Para produtos comerciais esse percentual sobe para 94%, segundo a Forbes.

Em abril e maio deste ano, a China impôs bloqueios rigorosos do COVID-19 em muitas cidades, incluindo Xangai, causando graves atrasos na cadeia de suprimentos global. As mercadorias de exportação estão se acumulando nos portos à medida que as taxas de embarque disparam e a escassez de mão de obra continua. Além disso, a crise na Ucrânia elevou os preços do petróleo, tornando o já alto custo de transporte ainda mais alto.

“Pense no que passamos nos últimos 28 meses na interrupção da cadeia de suprimentos, eu consideraria que o equivalente ao Grande terremoto chileno, que é um dos terremotos mais profundos do planeta”, disse Nick Vyas, professor e especialista em cadeia de suprimentos da University of Southern California Marshall School of Business.

“A ruptura que vimos (na cadeia de suprimentos) é equivalente a isso. Ainda há efeitos persistentes dessa interrupção e ela foi sentida por vários setores. A indústria de fogos de artifício não é diferente”, acrescentou.

Para outras cidades, o motivo do cancelamento é a falta de pessoal.

Em Fairfax o show de fogos de artifício da cidade foi adiado para 5 de julho.

“O vendedor de fogos de artifício da cidade de Fairfax cancelou nosso show devido à falta de pirotécnicos qualificados. Contratamos um novo fornecedor e transferimos a feira para 5 de julho”, disse Matthew Kaiser, diretor de comunicações do governo da cidade.

“Estamos confiantes de que nosso show será tão espetacular como sempre”, acrescentou.

Para algumas cidades ocidentais, a preocupação é a ameaça de incêndios florestais.

Na Califórnia, um popular show de fogos de artifício no norte de San Joaquin Valley foi cancelado pelo terceiro ano consecutivo por causa das condições de seca. Para Flagstaff, no norte do Arizona, a cidade cancelou sua exibição de fogos de artifício devido a preocupações com incêndios, mas um show de laser seguirá no centro da cidade.

Para as cidades que cancelaram seus shows de fogos de artifício, as pessoas estarão mais propensas a comprar fogos de artifício vendidos comercialmente e comemorar em casa.

Fontes