Cidades de Michigan oferecem cédulas em árabe antes das eleições

Fonte: Wikinotícias

7 de novembro de 2022

Email Facebook X WhatsApp Telegram LinkedIn Reddit

Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram

 

Uma das maiores comunidades muçulmanas e árabes americanas em rápido crescimento nos Estados Unidos vive e trabalha em Dearborn, Michigan.

"Os árabes são quase metade da cidade", disse Osama Siblani sobre sua cidade adotiva, um subúrbio de Detroit com cerca de 110.000 habitantes que, entre outras coisas, abriga o Museu Nacional Árabe-Americano e os escritórios do jornal árabe-americano Sibani. "Somos a mais antiga, a maior publicação árabe americana do país."

Desde que Siblani começou a publicação bilíngue semanal na década de 1980, cada eleição trouxe desafios únicos para sua crescente comunidade, muitos deles imigrantes recentes – e novos cidadãos americanos – apenas aprendendo inglês.

"Vim para cá em 1976 e encontro alguma dificuldade em escrever e ler algumas dessas propostas e entendê-las", disse.

Ao longo dos anos, muitos recorreram ao The Arab American News e outras organizações comunitárias, como o ACCESS, ou Centro Comunitário Árabe para Serviços Econômicos e Sociais, para entender quem – e o que – estava em suas cédulas em inglês.

"O árabe não é um idioma coberto pela Lei de Direitos de Voto", explicou Dale Thomson, professor de ciência política da Universidade de Michigan, acrescentando que o acesso à cédula recai sobre as autoridades locais. "É em grande parte uma coisa opcional que os funcionários podem fazer se decidirem que isso serve bem à população votante em sua comunidade específica. Não há obrigação de fazer isso."

Durante décadas em Dearborn, apesar da necessidade esmagadora de acesso às cédulas em língua árabe, também não havia vontade política para fazê-lo. Até agora.

Nas eleições primárias de agosto em Michigan, pela primeira vez, os eleitores de Dearborn puderam acessar as cédulas oficiais em árabe para votar.

"A razão é que a cultura mudou", disse Siblani, devido a mudanças na liderança local eleita, refletindo a mudança na composição étnica e cultural da comunidade.

“O número real de pessoas que falam árabe em casa aumentou significativamente nos últimos 10 a 15 anos”, disse Mustapha Hammoud, eleito para o Conselho Municipal de Dearborn em 2021.

Ele acrescentou que muitas coisas contribuíram. “Ter nosso primeiro prefeito árabe-americano. Ter um conselho mais amigo desse tipo de medida. A conversa geral mudou ao longo do tempo na América no que diz respeito à importância da acessibilidade do eleitor e da integração das pessoas em nossa democracia”, acrescentou.

Logo após tomar posse, Hammoud elaborou uma legislação para fornecer materiais eleitorais oficiais traduzidos para qualquer idioma falado por mais de 5% da população da cidade, ou 10.000 pessoas no total.

A medida foi aprovada por unanimidade no início deste ano.

"Existem estados como a Califórnia que já implementaram coisas assim", disse Hammoud. "Para que esse passo fosse dado em Dearborn, parecia bom senso para mim."

Os eleitores nas eleições de meio de mandato também podem agora acessar as cédulas em árabe em Hamtramck, um subúrbio de Detroit com uma grande população de imigrantes iemenitas.

"Espero ver pelo menos que, com o tempo e em um futuro próximo, isso seja expandido em todo o estado de Michigan", disse Nadia Alamah, coordenadora do programa de divulgação de eleitores da organização sem fins lucrativos Vote Michigan.

Os pais de Alamah imigraram do Líbano e se estabeleceram em Flint, Michigan, um lugar onde ela gostaria de ter acesso a cédulas em língua árabe.

"É bom para nós ter isso em todos os lugares, porque assim temos a oportunidade de nossa comunidade se sentir em casa na América em todos os lugares", disse ela.

Embora a eleição de meio de mandato não seja a primeira em Dearborn a usar cédulas em árabe, ela pode fornecer a melhor indicação até agora de seu impacto, dada a baixa participação dos eleitores nas eleições primárias de agosto em Michigan.

Fontes