Ciclone Célia deixa desabrigados em El Salvador e Guatemala; México também está sob alerta

Origem: Wikinotícias, a fonte de notícias livre.

18 de junho de 2022

Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram LinkedIn Reddit
Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram

 

O Célia na tarde de 17 de junho, próximo à costa de El Salvador

O ciclone Celia - ontem uma tempestade tropical e hoje já rebaixado para uma depressão, com ventos de cerca de 55km/h - provocou chuvas fortes na costa noroeste de El Salvador de ontem para hoje, fazendo com que dezenas de pessoas tivessem que deixar suas casas devido às inundações. A região mais afetada é em torno da cidade de Acajutla, onde o fenômeno mais se aproximou da terra.

Nesta cidade, na Praia Monzón, um rio transbordou, e entre as cidades de Ahuachapán e Tacuba um deslizamento de terra provocou a interdição da estrada.

A Proteção Civil do país havia emitido um alerta vermelho ainda no dia 16 para os municípios costeiros.

Guatemala e México

Na Guatemala, Celia também causou incidentes, como o afundamento de uma pista na cidade de Villa Nueva e a queda de uma casa após um deslizamento de terra em Renacimiento. O serviço meteorológico do país também emitiu um alerta para agitação marítima, principalmente nas cidades de Ocos e Sipacate.

Já o Conagua do México emitiu um alerta no Aviso 169 para ventos e chuvas para toda região sul do país. As precipitações, segundo o órgão, podem chegar a 70mm em algumas áreas nas próximas 24 horas.

Celia

No dia 13 de junho uma perturbação tropical há quilômetros da costa do noroeste da Nicarágua passou a ser acompanhada pelos meteorologistas. No dia 16, às 9 horas da manhã, o distúrbio evoluiu para uma área de baixa pressão e no mesmo dia, às 15 horas, para uma depressão tropical. No meio da manhã do dia 17 a depressão virou uma tempestade tropical e foi nomeada Celia, com ventos de cerca de 65km/h. No entanto, na noite do mesmo dia o sistema foi novamente rebaixado para depressão.

Não é esperado que o fenômeno toque terra, mas o NHC dos Estados Unidos mantém um aviso para chuvas fortes em partes da América Central e do México até amanhã.

Celia é a terceiro ciclone a ser nomeado na temporada de furacões do Pacífico Leste de 2022, depois de Agatha e Blas, que ainda esta ativo no oceano.

Fontes