Saltar para o conteúdo

Ciclone-bomba Kenan deixa leste dos Estados Unidos em alerta; fenômeno virá associado a nevascas extremas

Fonte: Wikinotícias

28 de janeiro de 2022

Email Facebook X WhatsApp Telegram LinkedIn Reddit

Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram

 

A tempestade de inverno Kenan, um sistema do tipo nor'easter

Diversos serviços de meteorologia, como o Severe Weather Europe e o Accu Weather, estão alertando para a tempestade Kenan, um ciclone-bomba que se desenvolveu a partir de um vórtice polar e que atingirá a costa leste dos Estados Unidos entre hoje e amanhã. O Severe também prognosticou que em Boston, por exemplo, a neve acumulada pode chegar a quase 1 metro.

Alex Wallace, meteorologista do The Weather Chanel, escreveu em seu Twitter hoje que a "tempestade vai ser muito séria" (veja aqui), enquanto ontem o Severe chamou o sistema de "uma tempestade de inverno potencialmente monstruosa" em seu portal e o Accu escreveu que Kenan pode ser "a maior tempestade de neve a atingir Boston em janeiro".

A tempestade varrerá a costa leste do país e atingirá, inclusive, a Flórida, porém com menos intensidade. Estão sob alerta diversos estados entre eles New England, North Carolina, Maine, Vermont, New Hampshire, Rhode Island e Massachusetts.

Este tipo de sistema, que vem do nordeste (do inglês northeaster) do país, é chamado pelos meteorologistas de nor'easter e sempre é intenso.

Prognósticos

Além de neve, que pode ser intensa em alguns locais, há avisos para ventos e chuvas fortes, que podem causar inundações principalmente nas áreas litorâneas.

Os meteorologistas também avisam que viagens de carro devem ser evitadas. "As viagens serão traiçoeiras e quase impossíveis neste fim de semana", escreveu o Weather Nation. O NWS (Serviço Nacional de Meteorologia) de Boston, prevendo a dificuldade de locomoção de seus meteorologistas, permitiu que que eles dormissem na sede do escritório e avisou que eles deveriam ser preparar para 12 horas diárias de trabalho, invés das habituais nove (09).

Michelle Rotella, meteorologista do Accu, hoje escreveu em seu Twitter que "hoje é dia de fazer os preparativos de última hora para a tempestade de neve deste fim de semana! Por favor, preste muita atenção à previsão se você mora na Nova Inglaterra, especialmente se você estiver ao longo da costa!" (veja aqui).

O nor'ester

Segundo o NWS (Serviço Nacional de Meteorologia), trata-se uma tempestade que atinge uma vasta área na costa leste da América do Norte (o Kenan se desloca amanhã para a costa do Canadá), assim chamada porque os ventos sopram do nordeste. Apesar de poderem ocorrer em qualquer época do ano, são mais frequentes e mais violentas entre setembro e abril. Alguns nor'easters bem conhecidos são uma nevasca de 1888, chamada de "notória" pelo NWS, a tempestade da “quarta-feira de cinzas” de março de 1962, a nevasca da Nova Inglaterra de fevereiro de 1978, a “supertempestade” de março de 1993 e as recentes tempestades de neve de Boston de janeiro e fevereiro de 2015.

Segundo o órgão, estes fenômenos já causaram bilhões de dólares em danos, pois danificam prédios, casas, redes de energia, estradas e outras estruturas. Uma tempestade especialmente forte, explica o NWS, pode causar sozinha um bilhão de dólares em prejuízos.

Nor'easters geralmente se desenvolvem nas latitudes entre a Geórgia e Nova Jersey, por isto não atingem o México, que também fica na América do Norte.

Fontes