Chuvas recordes inundam Hong Kong

Fonte: Wikinotícias
Veículos presos na chuva em Hong Kong

9 de setembro de 2023

Email Facebook X WhatsApp Telegram LinkedIn Reddit

Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram

 

Autoridades de Hong Kong dizem que chuvas recordes atingiram a cidade entre quinta e sexta-feira, inundando ruas e estações de metrô, causando deslizamentos de terra e deixando pelo menos duas pessoas mortas e mais de 100 feridas.

O Observatório de Hong Kong disse que registrou 15,81 centímetros de chuva no período entre 23h de quinta-feira e meia-noite, horário de Hong Kong – o maior desde que os registros começaram em 1884. Mais de 20 centímetros caíram em Kowloon e na Ilha de Hong Kong.

Reportagens da televisão local e vídeos postados nas redes sociais mostraram água correndo pelas ruas inundadas de Hong Kong e na vizinha Shenzhen, na província de Guangdong. Os metrôs foram inundados, bem como um túnel que ligava a ilha de Hong Kong a Kowloon.

A polícia de Hong Kong disse que dois corpos foram encontrados flutuando em águas em diferentes partes da cidade. O departamento de bombeiros da cidade disse para Associated Pres que evacuou 110 pessoas e ajudou 20 feridos.

Escolas, empresas e mercados financeiros foram fechados na sexta-feira, pois os meteorologistas e autoridades municipais disseram que a chuva continuaria até tarde da noite.

Em uma conferência de imprensa, o secretário-chefe de Hong Kong, Eric Chan, disse aos jornalistas que essas chuvas eram consideradas uma experiência “uma vez no século” e eram muito difíceis de prever.

Meteorologistas do Observatório de Hong Kong disseram que a chuva veio de um sistema de baixa pressão associado aos restos do tufão Haikui, que atingiu a costa da província chinesa de Fujian na terça-feira.

A Administração Meteorológica da China disse que fortes chuvas cairiam até o início de sábado nas áreas central e sudoeste da província de Guangdong.

Fontes