Chuvas fortes que atingem a Bahia já deixaram pelo menos 10 mortos

Origem: Wikinotícias, a fonte de notícias livre.

13 de dezembro de 2021

Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram LinkedIn Reddit
Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram

 

Fotografia aérea da região alagada no sul da Bahia

As fortes chuvas que atingem o Sul e Extremo Sul da Bahia desde a semana passada já deixaram pelo menos 10 pessoas mortas. Também há 15.199 pessoas desalojadas e 6.371 desabrigadas. No total, 220 mil pessoas foram atingidas de alguma forma e, para mitigar a situação, o governador da Bahia, Rui Costa, declarou situação de emergência em pelo menos 51 municípios, enquanto o governo federal reconheceu o estado de emergência em 24 cidades até agora. O governo baiano também criou uma linha de crédito para ajudar comerciantes que tiveram seus negócios destruídos.

As chuvas diminuíram nos últimos dias e as águas dos rios começaram a baixar, mas muitas casas ainda estão inundadas e estradas e pontes foram destruídas. Algumas cidades estão ilhadas e incomunicáveis.

Entre os municípios mais atingidos estão Itamaraju, Eunápolis, Jucuruçu, Ibicuí, Ruy Barbosa, Maragogipe e Itaberaba.

Causas

O desastre natural foi provocado pela tempestade subtropical Ubá, um sistema de de baixa pressão que evoluiu para um ciclone subtropical e, junto com a Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS), causou chuvas volumosas também em Minas Gerais e no Espírito Santo.

Referências

Notícias Relacionadas

Fontes