Saltar para o conteúdo

Chuvas e tremores de terra no Nordeste

Fonte: Wikinotícias

Salvador • 29 de fevereiro de 2008

Email Facebook X WhatsApp Telegram LinkedIn Reddit

Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram

 

As fortes chuvas que atingiram Salvador na última madrugada causaram estragos.O temporal durou 6 horas ininterruptas. O túnel Américo Simas, um das principais vias de ligação ao centro da cidade foi interditado por causa de deslizamentos de terra que atingiram a "boca" do túnel. A coordenadoria de Defesa Civil da capital baiana registrou somente nesta madrugada 21 ocorrências:quatro ameaças de desabamento; sete ameaças de deslizamento; um desabamento de muro; e quatro deslizamentos de terra. O corpo de bombeiros registrou 20 chamadas.

Até o meio-dia desta sexta, a Defesa Civil registara 183 chamadas, 39 delas por alagamentos. Os pontos mais atingidos foram o subúrbio da capital baiana, onde em algumas localidades a água atingiu um metro de altura, e bairros do centro e do litoral soteropolitano.

Segundo o INMET, choveu em doze horas 130,8 mm de chuva. Acima do esperado para a média do mês que fora de 122,1 milímetros.

Populares se revoltaram na madrugada e fecharam a Avenida Paralela. No início da tarde desta sexta-feira, moradores do bairro de Matatu de Brotas fecharam a Avenida Bonôco.

Sobral,CE

Cerca de 100 tremores foram registrados nesta madrugada a partir das duas horas da manhã.As regiões atingidas ficam ao norte de Fortaleza. Especialistas dizem que este fenômeno é comum nesta região, a região Nordeste, por causa de falhas geológicas presentes na região. Segundo o laboratório de sismologia da Defesa Civil, os tremores foram de 3,9º na escala Richter.

Fontes