China ordena fechamento do consulado dos EUA em Chengdu
24 de julho de 2020
A China ordenou o fechamento do consulado dos EUA em Chengdu em retaliação pela decisão dos EUA de fechar o consulado da China em Houston, Texas, até sexta-feira.
Também há apelos na mídia chinesa e numa pesquisa no Twitter para Pequim "dar um soco", fechando também do consulado dos EUA em Hong Kong, enquanto o presidente dos EUA, Donald Trump, sugere fechar mais consulados chineses nos EUA.
Dois analistas que conversaram com a VOA dizem que se os fechamentos recíprocos aumentarem, o relacionamento EUA-China estará em uma espiral descendente, com o pior ainda por vir.
Uma nova Guerra Fria
“É uma escalada (de tensões diplomáticas). E é uma nova guerra fria lançada passo a passo pelos EUA e pela China ”, disse Sang Pu, comentarista político em Hong Kong.
"As relações EUA-China têm atingido mínimos históricos desde o início da pandemia de coronavírus ou, em particular, desde que a lei de segurança nacional de Hong Kong entrou em vigor", disse à VOA Shi Yinhong, professor de relações internacionais da Universidade Renmin de Pequim.
“Ainda faltam quatro meses para a eleição presidencial dos EUA e seis meses para o próximo governo tomar posse na Casa Branca. Durante esse período, Trump sem dúvida fará muitos outros movimentos para piorar o relacionamento entre os dois países ”, projetou o professor.
Jogada eleitoral
Shi acredita que o fechamento do consulado em Houston não foi projetado apenas para provocar a China, mas uma jogada de Trump para reverter seu declínio nas pesquisas.
Ele disse que a China considera infundadas as acusações feitas pelo Departamento de Estado dos EUA - embora o governo Trump tenha dito que o fechamento do consulado de Houston era totalmente justificável.
David Stilwell, que aacompanha a política externa do Leste Asiático e do Pacífico no Departamento de Estado, disse ao New York Times na quarta-feira que o consulado de Houston tinha um histórico de envolvimento em "comportamento subversivo" e foi o epicentro do roubo de pesquisas nos EUA.
![]() |
Tem uma opinião sobre a notícia? Diga-nos! |
Notícia Relacionada
Fonte
China Orders Closure of US Consulate in Chengdu— VOA, 24 de julho de 2020
![]() | A versão original da notícia, ou partes dela, foram extraídas da Voz da América, que libera seus conteúdos sob domínio público. |
![]() | Esta página está arquivada e não é mais editável. Caso veja que esse artigo necessita de uma revisão, correção ou complementação, contate um administrador. Ela será desprotegida por sete dias. Note que algumas referências talvez não estejam mais online.
|