China lança com êxito nave tripulada Shenzhou 6

Fonte: Wikinotícias
Modelo do Foguete Grande Marcha 2F.
Modelo em escala da nave Shenzhou.

13 de outubro de 2005

Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram LinkedIn Reddit
Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram

 

A República Popular da China lançou com sucesso na segunda-feira (10) sua segunda missão tripulada ao espaço, chamada Shenzhou 6 (神舟六号, "Nave divina número seis"). O lançamento, realizado com o Foguete Grande Marcha 2F, foi transmitido ao vivo pela televisão.

Esta missão é mais ambiciosa que a anterior: Shenzou 5, que fez da China a terceira nação enviar uma missão espacial tripulada. A Shenzhou 6 só levou dois astronautas chineses: Nie Haisheng e Fei Junlong.

Chen Shanguang, diretor do programa de treinamento de tripulações espaciais chinês, explicou para a imprensa que seu país enviará uma mulher ao espaço dentro de cinco anos.

Para as autoridades chinesas, o lançamento do Shenzhou 6 é o começo da segunda etapa do programa espacial chinês. O país espera realizar o acoplamento entre cápsulas e módulos espaciais, bem como caminhadas de astronautas no espaço. Para a terceira fase, os chineses construirão um laboratório espacial permanente e um sistema de engenharia espacial, segundo informou a agência Xinhua.


Fontes