China diz que situação da COVID-19 é 'previsível, sob controle'

Fonte: Wikinotícias

7 de janeiro de 2023

Email Facebook X WhatsApp Telegram LinkedIn Reddit

Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram

 

O Ministério das Relações Exteriores da China recuou na sexta-feira contra as reações e críticas internacionais em relação ao recente aumento nos casos de COVID-19, dizendo que a situação era “previsível e sob controle”.

Tem havido uma preocupação internacional crescente com o surto de COVID na China, que se seguiu à decisão do governo no mês passado de suspender as restrições pandêmicas que estavam entre as mais rígidas do mundo.

Nesta semana, os Estados Unidos se juntaram ao Reino Unido, França, Canadá, Coreia do Sul, Espanha e Catar na imposição de requisitos aos viajantes da China para mostrar testes negativos recentes antes de serem autorizados a entrar. Funcionários da União Europeia estavam considerando medidas semelhantes esta semana.

Em uma coletiva de imprensa regular na sexta-feira, Mao Ning, porta-voz do Ministério das Relações Exteriores da China, disse a repórteres que os novos requisitos eram "irracionais". Ela observou que vários países europeus já decidiram não impor os requisitos de viagem aos visitantes chineses e afirmou que os líderes da UE deveriam ser mais racionais e ver a resposta da China ao COVID de uma “luz objetiva e justa”.

Fontes