China anuncia restrições de visto para funcionários dos EUA

Fonte: Wikinotícias

31 de março de 2022

Email Facebook X WhatsApp Telegram LinkedIn Reddit

Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram

 

A China disse na quinta-feira que imporia restrições de visto a autoridades dos EUA em retaliação à restrição de vistos dos EUA para autoridades chinesas.

No início deste mês, o secretário de Estado dos EUA, Antony Blinken, anunciou a restrição a autoridades chinesas que, segundo ele, estiveram envolvidas em "atos repressivos" contra minorias étnicas e religiosas.

Wang Wenbin, porta-voz do Ministério das Relações Exteriores da China, não disse quem eram as autoridades americanas, mas disse que mentiram sobre o histórico de direitos humanos da China.

“Os Estados Unidos usam o pretexto das chamadas questões de direitos humanos para inventar mentiras maliciosas e as usam como desculpas para interferir nos assuntos internos da China, manchar a imagem da China e reprimir as autoridades chinesas”, disse Wang. “Essas ações não têm base moral e violam seriamente o direito internacional e as normas básicas das relações internacionais. A China se opõe firmemente a isso.”

“A fim de salvaguardar a soberania, a segurança e os interesses de desenvolvimento da China, e para proteger os direitos e interesses legítimos das autoridades chinesas... e prejudicou os interesses da China.”

No início deste mês, Wang exigiu que os EUA suspendessem suas restrições às autoridades chinesas ou enfrentassem “contramedidas.”

Os EUA e outros países ocidentais acusaram Pequim de conduzir um genocídio contra a minoria muçulmana uigur na província ocidental de Xinjang, na China. Pequim negou a acusação.

Blinken na semana passada acusou a China de tentar “assediar, intimidar, vigiar e sequestrar membros de grupos minoritários étnicos e religiosos, incluindo aqueles que buscam segurança no exterior, e cidadãos dos EUA que falam em nome dessas populações vulneráveis.”

Fontes