Saltar para o conteúdo

China: tufão Yagi atinge Hainan com força máxima; é o sistema mais intenso em uma década

Fonte: Wikinotícias

6 de setembro de 2024

Email Facebook X WhatsApp Telegram LinkedIn Reddit

Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram

 

Yagi ao tocar terra em Hainan

O supertufão o supertufão Yagi tocou terra hoje na costa da cidade de Wenchang, na província chinesa de Hainan, como um furacão de categoria 5, a mais alta existente. O sistema é o ciclone tropical mais forte a chegar à ilha em uma década, desde o tufão Rammasun em 2014.

Ontem o governo de Hainan havia emitido um um Aviso de Emergência de Nível 1, o mais alto existente, para evitar a perda de vidas e danos a propriedades, deixando todas as equipes de emergência e de ajuda humanitária, bem como autoridades municipais, de prontidão. Aulas e outros serviços não essenciais já haviam sido cancelados ontem e hoje os transportes foram suspensos.

Yagi chegou a Hainan às 16h20min desta tarde em horário local, com ventos sustentados de mais de 230km/h e rajadas de mais de 270. Chuvas torrenciais foram registradas num raio de 100km do centro da tempestade, que atravessou a ilha para desembocar no Golfo de Beibu rumo ao Vietnã.

A província de Guangdon também foi fortemente atingida. Apesar do sistema não tocar solo no local, as bandas de tempestade causaram ventos e chuvas fortes.

Antes de chegar à China,o supertufão Yagi (chamado Enteng nas Filipinas) passou pelo norte de Luzon, nas Filipinas, na segunda e terça-feira como uma tempestade tropical, deixando pessoas mortas, feridas e desaparecidas.

Notícias Relacionadas

[editar | editar código-fonte]