Saltar para o conteúdo

China: governo de Hainan emite aviso de emergência máximo devido ao supertufão Yagi

Fonte: Wikinotícias

5 de setembro de 2024

Email Facebook X WhatsApp Telegram LinkedIn Reddit

Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram

 


O governo da província de Hainan, na China, emitiu um Aviso de Emergência de Nível 1, o mais alto existente, devido à aproximação do supertufão Yagi, que deve tocar solo na costa dos arredores de Qionghai e atravessar a ilha com ventos sustentados de cerca de 215km/h. O sistema também tem chance de tocar terra nos arredores de Dianbai, na província de Guangdong.

O aviso inclui ordens de fechamento das escolas e empresas, a suspensão de todos os serviços não essenciais, a suspensão de voos e o fechamento de locais turísticos, além de ordens para que todas as unidades de apoio aos meios de subsistência, equipes de emergência e de ajuda humanitária fiquem de prontidão e que autoridades se mobilizem urgentemente para eliminar riscos potenciais e realocar pessoas para locais seguros. Às pessoas foi pedido que procurem e fiquem em locais seguros e que recolham objetos que possam voar com o vento.

Antes de chegar à China,o supertufão Yagi (chamado Enteng nas Filipinas) passou pelo norte de Luzon, nas Filipinas, na segunda e terça-feira como uma tempestade tropical e há relatos de ao menos 12 mortes associadas ao sistema. Sete pessoas continuam desaparecidas e 11 ficaram feridas.

Depois de passar pela China, o tufão também atingirá o Vietnã.

Notícias Relacionadas

[editar | editar código-fonte]