Chefe da guarda presidencial do Níger torna-se líder após golpe

Fonte: Wikinotícias

28 de julho de 2023

Email Facebook X WhatsApp Telegram LinkedIn Reddit

Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram

 

Os amotinados no Níger declararam o chefe da guarda presidencial como o novo líder do país dois dias depois que as tropas detiveram o presidente Mohamed Bazoum e anunciaram que haviam tomado o poder.

O general Abdourahamane Tchiani apareceu na televisão estatal na sexta-feira quando uma faixa na tela o identificava como o presidente do recém-formado “Conselho Nacional de Salvaguarda do País”, ou CNSP.

Os amotinados declararam o governo dissolvido e a constituição suspensa. Anteriormente, eles fecharam as fronteiras e o espaço aéreo do país e impuseram um toque de recolher nacional.

Líderes do exército do Níger declararam seu apoio à derrubada de Bazoum, que foi eleito democraticamente há dois anos. Eles desafiaram os apelos internacionais para sua libertação imediata e os apelos para que o general respeitasse o estado de direito e a ordem democrática do Níger.

Tchiani alertou os governos estrangeiros para não intervirem no Níger ou tentarem extrair Bazoum e sua família, dizendo que isso resultaria no "massacre da população do Níger e no caos".

Ele acrescentou que os soldados derrubaram o presidente por causa da deterioração da segurança no país da África Ocidental, que está lutando contra uma insurgência militante islâmica.

O presidente francês, Emmanuel Macron, falou com Bazoum na sexta-feira, disse a ministra das Relações Exteriores da França, Catherine Colonna, à Agence France-Presse. Segundo Colonna, Macron disse que Bazoum estava “acessível” e “com boa saúde”.

A embaixadora dos EUA nas Nações Unidas, Linda Thomas-Greenfield, também falou com Bazoum e expressou a forte condenação de Washington a qualquer esforço para tomar o poder pela força. Seu porta-voz disse em um comunicado na quinta-feira que “os Estados Unidos são firmes em seu apoio à democracia do Níger e apoiam a tomada de medidas no Conselho de Segurança da ONU para acalmar a situação, evitar danos a civis e garantir a ordem constitucional”.

Em uma mensagem postada na quinta-feira na plataforma de mídia social X, anteriormente conhecida como Twitter, Bazoum disse que a democracia prevaleceria em seu país. “Os ganhos duramente conquistados serão salvaguardados”, disse ele. “Todos os nigerianos que amam a democracia e a liberdade gostariam disso.”

Fontes