Chefe da ONU envia à Rússia nova proposta de acordo de grãos

Fonte: Wikinotícias

1 de setembro de 2023

Email Facebook X WhatsApp Telegram LinkedIn Reddit

Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram

 

Agência VOA

O secretário-geral da ONU disse ontem, quinta-feira, que chegou à Rússia com “propostas concretas” para renovar o acordo de grãos fracassado do qual Moscou retirou-se em julho e depois seguiu com uma série de ataques aos portos e à infraestrutura de grãos da Ucrânia. “A proposta está relacionada com a necessidade de restabelecer a iniciativa do Mar Negro”, disse António Guterres aos jornalistas durante uma breve conferência de imprensa. “Ao mesmo tempo, temos algumas soluções concretas para as preocupações que permitem um acesso mais eficaz de alimentos e fertilizantes russos aos mercados globais a preços adequados".

Ele não entrou em detalhes sobre a proposta e apenas disse que ela aborda algumas das preocupações de Moscou. No entanto, advertiu que qualquer relançamento da iniciativa deve ser estável. “Não podemos ter uma iniciativa do Mar Negro que passe de crise em crise, de suspensão em suspensão”, disse Guterres. “Precisamos ter algo que funcione e que funcione para o benefício de todos".

O chefe da ONU disse que não vê possibilidade de paz na Ucrânia tão cedo, tornando ainda mais urgente a retomada de iniciativas como o acordo de grãos. “Acho que ainda não chegamos lá”, disse Guterres sobre o fim da guerra. “É por isso que é tão importante tomar medidas para reduzir os impactos dramaticamente negativos desta guerra em relação ao mundo”.

Entretanto, a Turquia, que desempenhou um papel fundamental nas negociações e na implementação do acordo de cereais, enviou o seu ministro dos Negócios Estrangeiros a Moscou ontem para discutir a sua reanimação. Durante quase um ano, a iniciativa ajudou a facilitar a exportação de quase 33 milhões de toneladas de cereais e outros produtos alimentares da Ucrânia através do Mar Negro, ajudando a reduzir os preços globais dos alimentos, que dispararam após a invasão da Ucrânia por Moscovo. A Rússia também estava a receber ajuda para facilitar as suas próprias exportações de cereais e fertilizantes.

O ministro das Relações Exteriores da Turquia, Hakan Fidan, expressou apoio às propostas da ONU durante uma conferência de imprensa conjunta com o ministro das Relações Exteriores da Rússia, Sergey Lavrov, de acordo com relatos da mídia turca. O presidente turco, Recep Tayyip Erdogan, também está planejando reunir-se em breve com o presidente russo, Vladimir Putin, para discutir o acordo, entre outras questões.

Notícias Relacionadas

Fontes