Chavistas são acusados de criar artigos parciais na Wikipédia

Origem: Wikinotícias, a fonte de notícias livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa

18 de janeiro de 2006

Para alguns opositores do governo do Presidente Hugo Chávez, "chavistas" estariam supostamente a editar artigos da Wikipédia sobre a Venezuela, deixando-os partidários e favoráveis ao actual governo venezuelano.

Aleksander Boyd, que escreve para o site Vcrisis, alega que muitas das suas contribuições, apesar de terem tido corroboração em artigos da imprensa ou saído na televisão, foram recusadas sem um motivo aparente. Ele também diz que ao mesmo tempo já houve no artigo passagens com descrições não factuais, imprecisas e pessoais.

Segundo Boyd: "O facto de alguém de qualquer lugar pode logar e contribuir, modificar ou, simplesmente, criar o conteúdo é, embora extremamente democrático, altamente suspeito. A página de Hugo Chávez sofreu uma maquiagem completa."

Boyd disse que enviou uma carta a Jimmy Wales reclamando do suposto partidarismo dos artigos sobre Chávez. Wales respondeu dizendo que não costuma envolver-se muito com a edição de artigos da Wikipédia, mas que daria uma observada neles.

Boyd disse que após ter reclamado houve uma melhoria na qualidade do artigo: "Notei que a página de Wikipédia em Hugo Chavez foi, extensivamente, consertada. Embora eu dê as boas-vindas ao trabalho muito bem feito, os recorrentes viés a favor de Chávez e sua pseudo-revolução realmente me preocupam".

Fontes