Saltar para o conteúdo

Cerimônia marca abertura das Olímpiadas de Paris 2024

Fonte: Wikinotícias
Jogos Olímpicos de Verão de 2024
Visão geral do local do Trocadero durante a chegada das delegações, durante a cerimônia de abertura das Olímpiadas de Paris 2024, em Paris, no dia 26 de julho de 2024, com a Torre Eiffel ao fundo. (FRANCOIS-XAVIER MARIT/Pool via REUTERS)

26 de julho de 2024

Email Facebook X WhatsApp Telegram LinkedIn Reddit

Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram

 

A cerimônia de abertura dos Jogos Olímpicos de Paris 2024 foi realizada nesta sexta-feira (26), mas foi recebida com certo frio acentuado pela chuva e pela dispersão de atrações e momentos ao longo do percurso de 6 km. E atingiu o seu clímax quando os tricampeões olímpicos Marie-José Perec, no atletismo, e Teddy Rinner, no judô, acenderam juntos a pira olímpica, que subiu ao céu como a base de um enorme balão.

Dispersas em 85 barcos, as 205 delegações participantes dos Jogos desfilaram nas águas do rio Sena durante uma histórica cerimônia de abertura. Pela primeira vez o evento aconteceu fora de um estádio, proposta promovida pelo COI para tornar o evento mais inclusivo.

Apesar da chuva que caiu sob os céus de Paris, o evento aconteceu na íntegra durante quase quatro horas, com início às 14h30 (horário de Brasília) e com cerimônia de encerramento por volta das 18h30 (horário de Brasília).

Cerimônia

A cerimônia seguiu um roteiro dividido em 12 partes, cada uma representada por uma palavra que encarna o espírito olímpico ou o espírito francês. Sendo essas partes definidas como Encanto, Sincronia, Liberdade, Igualdade, Fraternidade, Sororidade, Espírito esportivo, Festividade, Escuridão, Solidariedade, Solenidade e Eternidade.

A Torre Eiffel foi envolvida por um show de luzes enquanto o tenista carregava a chama olímpica em um barco e a compartilhava com a ginasta romena Nadia Comaneci, o velocista americano Carl Lewis e a tenista americana Serena Williams, todos campeões olímpicos múltiplos.

Após nova sequência de revezamento, a chama chegou às mãos dos atletas Marie-José Pérec, do atletismo francês, e Teddy Riner, multicampeão francês de judoca. É a primeira vez que a iluminação da pira olímpica é feita em diversas. Depois acendeu a chama, dentro de um balão, voou sobre o céu de Paris.

A cerimônia terminou com a interpretação da cantora Celine Dion, que cantou uma música de Edith Piaf, uma das maiores cantoras francesas da história. Em frente à Torre Eiffel, Celine fez uma performance histórica que emocionou todo o público que acompanhou de perto o espetáculo.