Caso Maddie: Scotland Yard volta a Portugal para novos interrogatórios no desaparecimento da menina inglesa

Fonte: Wikinotícias

9 de dezembro de 2014

Email Facebook X WhatsApp Telegram LinkedIn Reddit

Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram

 

Os inspetores de Scotland Yard retornaram no dia 7 último domingo a Portugal para dar seguimento à investigação, iniciada em 2013, sobre o desaparecimento em 2007 da menina inglesa Madeleine McCann, também conhecida como Maddie, é o que informa a AFP, reportando ter uma fonte próxima ao caso.

A volta da polícia inglesa coincide com a substituição do detetive que liderava as investigações sobre o desaparecimento de Maddie e estava marcada para antes do Natal e os detetives deverão ficar no Algarve durante três dias, segundo o canal de notícias britânico Sky News.

Já este ano, a Scotland Yard tinha regressado ao país para ajudar as autoridades nacionais a interrogar várias pessoas. Segundo a imprensa portuguesa, a polícia britânica pediu à polícia de Faro, sul do país, permissão para interrogar onze testemunhas de nacionalidade portuguesa e britânica. Os interrogados, sete homens e quatro mulheres, já tinham sido ouvidos pelas autoridades portuguesas também no passado. Entre eles estão funcionários do hotel Ocean Club onde a menina foi vista pela última vez e o inglês Robert Murat, primeiro suspeito a ser investigado em 2007, antes da justiça portuguesa arquivar o caso no ano seguinte, por falta de provas.

Na sexta-feira (12), a Scotland Yard e a polícia portuguesa devem se reunir para discutir o curso da investigação.

O desparecimento

Na noite do dia 3 de maio de 2007, Madeleine McCann, então com quatro anos de idade, desapareceu de seu quarto enquanto seus pais jantavam com amigos em um dos restaurantes do complexo hoteleiro Ocean Club, na Praia da Luz, Algarve (sul).

Após dois anos analisando o caso (2009), a polícia do Reino Unido abriu sua própria investigação em julho de 2013 e as autoridades portuguesas reabriram o caso pouco depois. Neste contexto, os inspetores britânicos pediram em outubro novas análises de ADN (DNA no Brasil) ao Instituto Médico (Instituto Médico Legal no Brasil) de Coimbra (centro).

No início de junho de 2014, agentes britânicos de investigação forense, PJ e GNR realizaram várias buscas com cães, no miradouro da Praia da Luz e em terrenos à entrada da localidade turística da Aldeia da Luz. Na época, revistas foram realizadas em conjunto pelas autoridades portuguesas e britânicas, mas não revelaram "nenhum indício" novo, segundo a Scotland Yard, apesar de que quatro novas pessoas passaram a ser investigadas.

Ao todo, foi investigada uma área de cerca de 60 mil metros quadrados, incluindo dutos de eletricidade e gás, esgotos e edifícios em ruínas, com o auxílio de cães farejadores e "georradares", buscas que se revelaram infrutíferas.

Os pais da menina, Kate e Gerry, sempre defenderam a hipótese de que Madeleine foi sequestrada e que poderia estar viva, tendo atualmente 11 anos de idade.

Notícias Relacionadas

Fontes