Casa Branca: a guerra na Ucrânia não está indo como Putin esperava

Fonte: Wikinotícias

17 de março de 2022

Email Facebook X WhatsApp Telegram LinkedIn Reddit

Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram

 

“A guerra na Ucrânia, que o Kremlin lançou em 24 de fevereiro deste ano, claramente não está indo como Putin planejou”, disse a secretária de imprensa da Casa Branca, Jen Psaki, em uma coletiva de imprensa na quinta-feira.

Segundo ela, uma evidência clara disso são as palavras recentes de Vladimir Putin de que se a Rússia se livrar dos "traidores nacionais", incluindo aqueles que apoiam a Ucrânia, então, como Putin colocou, "a autopurificação natural e necessária da sociedade " só vai fortalecer o país.

Uma onda de protestos corajosos está rolando pela Rússia, muitos cidadãos estão se manifestando publicamente contra a guerra [na Ucrânia], e as tentativas de Putin de acabar com esse descontentamento, liberdade de imprensa e [outros] meios de comunicação, liberdade de expressar protesto, realmente se encaixam [seu quadro de estilo] nos últimos anos.

Quando perguntado sobre as preocupações da Casa Branca sobre uma possível assistência militar direta ou outra assistência à Rússia da China, que o secretário de Estado Anthony Blinken mencionou hoje, Jan Paskey respondeu que tais preocupações existem.

“Não entrarei em detalhes sobre quais podem ser as consequências de tal movimento [de Pequim]. O presidente Biden discutirá isso amanhã em uma conversa [por telefone] com o presidente da [RPC] Xi e falará sobre isso abertamente”, disse Psaki. “O presidente Biden atribui grande importância à diplomacia pessoal no nível dos líderes, eles têm muitos assuntos para discutir, incluindo aqueles que não se relacionam com a invasão russa [na Ucrânia]… posição do presidente Xi.”

Fontes