Carrera pelas Olimpíadas de 2024 iniciará em janeiro de 2015; a sede será elegida no Lima em 2017

Fonte: Wikinotícias

9 de dezembro de 2014

Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram LinkedIn Reddit
Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram

 

Terça-feira terminou a histórica 127ª Sessão, onde o Comitê Olímpico Internacional (COI) aprovou mudanças no sistema de nomeações e os Jogos Olímpicos. Reunidos em Monte Carlo, Mônaco, os membros do COI abriu a porta para GO em mais de um país, a adição de novos eventos para o programa olímpico, aplicação processa mais barato e a criação de um canal de televisão Olympic, entre outras coisas .

Durante este último dia da Sessão 127, o COI concedeu o reconhecimento ao Comitê Olímpico Kosovo. Atletas do Kosovo pode participar nos Jogos do Rio 2016 em diante. Também foi relatado que em janeiro de 2015, foi convidado para as cidades interessadas nos Jogos Olímpicos de Verão de 2024 para se envolver em discussão com o corpo Olímpico.

Até agora, apenas a Alemanha manifestou oficialmente interesse em apresentar um pedido de Berlim ou Hamburgo. Espera-se que cidades como Roma, Istambul, Doha, Baku, Budapeste, Paris, entre outros, também apresentar suas candidaturas. As mudanças aprovadas ontem procurando evitar os problemas enfrentados pelo COI na campanha para os Jogos de Inverno de 2022, em que quatro dos seis cidades candidatas abandonou a prova devido a problemas financeiros ou falta de apoio público.

"Esperamos lançar a fase de convite em 15 de janeiro do próximo ano e entrar em contato com todos os Comitês Olímpicos nações que estão em discussão sobre uma candidatura potencial", disse Bach. "Vamos oferecer [para as cidades de escolher entre] uma reunião em Lausanne ou o envio de delegados técnicos para as cidades-sede em potencial. Esta não é uma avaliação", disse ele.

Neste sentido, terça Lima, Peru, foi escolhida como a cidade sede da 130ª Sessão, onde a sede da Olimpíada de 2024. A capital peruana ser eleitos bater Helsinki, na Finlândia, por 54 votos a 30. esta será a nona vez que os membros do COI viajar para a América Latina.

Peruano Ivan Dibos, membro do COI e Jose Quinones, presidente do Comitê Olímpico do Peru, conseguiu convencer os membros do COI a votar em sua cidade de salientar a necessidade de "expandir o Movimento Olímpico". "Isso nos dá esta oportunidade de mudança, sabendo que a maioria dos países pode sentir a ligação com o Movimento Olímpico", disse Dibos.

Por fim, o COI disse que seu novo prédio principal, localizado às margens do Lago de Genebra, vai custar cerca de 160 milhões de francos suíços (cerca de 164 milhões de euros) francos e dar mais espaço para a organização, composta por 450 trabalhadores. A Comissão disse que empregam um empréstimo de 20 anos para a construção, prevista para ser concluída em seis anos.

Fontes