Carneiros-de-soay encolhem com o aquecimento global

Origem: Wikinotícias, a fonte de notícias livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Carneiros-de-soay diminuíram de tamanho
Paisagem de St. Kilda

3 de julho de 2009

O aquecimento global, hoje, é um fato. Indiscutivelmente, o planeta Terra passa por graves mudanças climáticas, que atingem a todos: natureza, humanos e animais. O pesquisador Timothy Coulson, do Imperial College London, lidera um estudo iniciado em 1985 com outros membros da instituição. Eles monitoraram carneiros-de-soay — uma raça primitiva de carneiros, que habita a ilha Hirta, localizada em Saint Kilda, Escócia — por mais de 20 anos, e constataram que os animais diminuíram pelo menos 5% do seu tamanho normal. ‘‘Sua estatura encolheu, e o peso também está menor,’’ disse Coulson.

Na década de ’80, os carneiros-de-soay eram maiores e possuíam mais peso do que atualmente, a causa para tal acontecimento é a mudança do clima. Há 20 anos Hirta era uma ilha muito fria, assim, selecionavam-se os indivíduos mais robustos e com maior reserva de gordura. Com o aquecimento, os carneiros não precisavam, necessariamente, de tamanho e peso extra. Resultado: o encolhimento já mencionado.

Timothy Coulson destaca ainda o chamado ‘‘efeito da mãe jovem.’’ As ovelhas — já em tamanho reduzido — engravidam e não podem conceber filhotes de maior porte, visto que elas não teriam como abrigá-los em seu útero compacto.

Fontes

Compartilhe essa notícia: Shared via Email Compartilhe via Facebook Tweet essa reportagem Compartilhe via Google+ Compartilhe via LinkedIn Compartilhe via Digg.com Compartilhe via Newsvine Compartilhe via Reddit.com Share on stumbleupon.com Compartilhe via Technorati