Carneiros-de-soay encolhem com o aquecimento global

Origem: Wikinotícias, a fonte de notícias livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Carneiros-de-soay diminuíram de tamanho
Paisagem de St. Kilda

3 de julho de 2009

O aquecimento global, hoje, é um fato. Indiscutivelmente, o planeta Terra passa por graves mudanças climáticas, que atingem a todos: natureza, humanos e animais. O pesquisador Timothy Coulson, do Imperial College London, lidera um estudo iniciado em 1985 com outros membros da instituição. Eles monitoraram carneiros-de-soay — uma raça primitiva de carneiros, que habita a ilha Hirta, localizada em Saint Kilda, Escócia — por mais de 20 anos, e constataram que os animais diminuíram pelo menos 5% do seu tamanho normal. ‘‘Sua estatura encolheu, e o peso também está menor,’’ disse Coulson.

Na década de ’80, os carneiros-de-soay eram maiores e possuíam mais peso do que atualmente, a causa para tal acontecimento é a mudança do clima. Há 20 anos Hirta era uma ilha muito fria, assim, selecionavam-se os indivíduos mais robustos e com maior reserva de gordura. Com o aquecimento, os carneiros não precisavam, necessariamente, de tamanho e peso extra. Resultado: o encolhimento já mencionado.

Timothy Coulson destaca ainda o chamado ‘‘efeito da mãe jovem.’’ As ovelhas — já em tamanho reduzido — engravidam e não podem conceber filhotes de maior porte, visto que elas não teriam como abrigá-los em seu útero compacto.

Fontes

Compartilhe essa notícia: Shared via Email Compartilhe via Facebook Tweet essa reportagem Compartilhe via WhatsApp Compartilhe via Telegram Compartilhe via LinkedIn Compartilhe via Digg.com Compartilhe via Newsvine Compartilhe via Reddit.com Share on stumbleupon.com Compartilhe via Technorati