Canadá suspende exportação de tecnologia militar para a Turquia

Origem: Wikinotícias, a fonte de notícias livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa

6 de outubro de 2020

O Canadá suspendeu o fornecimento de armas à Turquia em meio a informações sobre o uso de tecnologias canadenses em drones turcos, que são usados ​​pelas Forças Armadas do Azerbaijão em operações militares contra Alto Carabaque e a Armênia. As informações foram divulgadas pelo ministro das Relações Exteriores do Canadá, François-Philippe Champagne.

“De acordo com o regime estrito de controle de armas e a investigação em andamento, suspendi a emissão das licenças de exportação relevantes para a Turquia. O Canadá está pedindo uma ação imediata para parar a violência e proteger os civis”, disse Champagne.

No Canadá, a venda de armas e munições é proibida se elas puderem ser usadas em violação às leis humanitárias internacionais ou de direitos humanos.

“Pedi ao Ministro das Relações Exteriores que fosse à Europa discutir com nossos aliados os acontecimentos na Europa Oriental e no Cáucaso, especialmente em Artsaque”, disse o primeiro-ministro canadense, Justin Trudeau, por sua vez.

Anteriormente, a comunidade armênia do Canadá pediu a suspensão da exportação de um sensor de orientação fabricado por uma empresa canadense, que é supostamente usado em drones de combate turcos.

Na manhã de 27 de setembro, o Azerbaijão atacou a República de Artsaque, com conflitos em toda a fronteira. A infraestrutura civil e civis também foram sujeitos a bombardeios e ataques de azerbaijanos. Além disso, jornalistas franceses e armênios foram feridos.

Fontes

Ligação a um site em russo Канада приостановила экспорт военных технологий в ТурциюPanarmenian, 6 de outubro de 2020

Compartilhe
essa notícia:
Compartilhar via Email Compartilhe via Facebook Tweet essa reportagem Compartilhe via WhatsApp Compartilhe via Telegram Compartilhe via LinkedIn Compartilhe via Digg.com Compartilhe via Reddit.com