Canadá impõe sanções a 3 políticos haitianos

Fonte: Wikinotícias

21 de novembro de 2022

Email Facebook X WhatsApp Telegram LinkedIn Reddit

Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram

 

O Canadá impôs sanções a três políticos haitianos.

O governo canadense disse em um comunicado no final de semana que as sanções estão sendo impostas “em resposta à conduta flagrante das elites políticas haitianas que fornecem apoio financeiro e operacional ilícito a gangues armadas”.

“O Canadá tem motivos para acreditar”, diz o comunicado, que os indivíduos estão usando “seu status como detentores de cargos públicos atuais ou anteriores para proteger e permitir atividades ilegais de gangues criminosas armadas, inclusive por meio de lavagem de dinheiro e outros atos de corrupção”.

A Reuters identificou o trio de políticos como o senador Ronny Célestin, o ex-senador Hervé Fourcand e o ex-presidente da Câmara dos Deputados Gary Bodeau.

A última rodada de sanções efetivamente congela todos os bens que os indivíduos possam possuir no Canadá.

O Canadá disse que as gangues criminosas e “seus apoiadores continuam a aterrorizar populações vulneráveis no Haiti com impunidade e estão precipitando uma crise humanitária no Haiti que inclui o ressurgimento da cólera no Haiti”.

No início deste mês, o Canadá impôs sanções a dois outros indivíduos que, segundo o Canadá, também prestavam apoio a gangues haitianas.

Fontes