Canadá e Dinamarca concordam em resolver disputa na fronteira do Ártico

Fonte: Wikinotícias

15 de junho de 2022

Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram LinkedIn Reddit
Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram

 

Uma disputa fronteiriça de longa data e principalmente bem-humorada entre o Canadá e a Dinamarca sobre a ilha Hans desabitada no Mar Ártico deve ser resolvida, com o Ministério dinamarquês das Relações Exteriores confirmando na terça-feira que as nações concordaram em dividi-la em duas.

O acordo, que aguarda aprovação parlamentar antes de ser totalmente ratificado, vê a Ilha Hans dividida quase igualmente entre o Canadá e a Dinamarca, com a fronteira para seguir uma fissura natural na ilha. Trata-se, principalmente, de um acordo simbólico e serve como uma demonstração de unidade e cooperação entre os dois países da OTAN. Segue-se a criação, em 2018, de um grupo de trabalho entre os dois países com o objetivo de resolver a disputa, denominada “Guerra do Uísque.”

A disputa surgiu quando a Ilha Hans é de uma distância aproximadamente igual entre a Ilha Ellesmere do Canadá e a Groenlândia, um território da Dinamarca. Data de 1971, mas o nome surgiu depois que as tropas canadenses deixaram a bandeira canadense e uma garrafa de uísque canadense na ilha em 1984. O ministro dos Assuntos da Groenlândia da Dinamarca, Tom Høyem, respondeu visitando a ilha, substituindo a bandeira canadense pela dinamarca, e deixando uma garrafa de schnapps dinamarqueses.

Isso se tornou uma tradição onde oficiais, cientistas e soldados do Canadá e da Dinamarca visitaram a ilha para remover a bandeira do outro lado, levantar a sua própria e deixar uísque canadense ou schnapps dinamarqueses para o outro lado encontrar.

Em um comunicado à imprensa, a ministra canadense das Relações Exteriores, Mélanie Joly, chamou a região do Ártico de "farol para a cooperação internacional, onde o Estado de Direito prevalece". Joly acrescentou que "à medida que a segurança global está sendo ameaçada, é mais importante do que nunca que democracias como o Canadá e o Reino da Dinamarca trabalhem juntas, ao lado dos povos indígenas, para resolver nossas diferenças de acordo com o direito internacional".

Seu homólogo dinamarquês, Jeppe Kofod, observou que a soberania sobre a ilha estava em disputa "há mais de 50 anos", e que "os esforços" entre as duas nações "demonstram nosso firme compromisso comum de resolver as disputas internacionais pacificamente". Kofod disse esperar que "nossa negociação e o espírito deste acordo" inspirem outras nações, e que era "muito necessário em um momento em que o respeito pela ordem internacional baseada em regras está sob pressão".

Fontes