Campeonato Brasileiro de 2014: Vitória e Bahia perdem e vão para Série B; Palmeiras se livra

Fonte: Wikinotícias

7 de dezembro de 2014

Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram LinkedIn Reddit
Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram

 

Depois de dois anos, a Bahia deixará de ter representante na Primeira Divisão. Vitória e Bahia perderam, neste domingo (7), seus jogos na última rodada e disputarão a Série B em 2015. Os resultados livraram o Palmeiras, que apenas empatou em casa com o Atlético (PR) em 1 a 1. O Vitória precisava vencer, mas acabou sendo derrotado em casa, por 1 a 0, em gol marcado por Thiago Ribeiro no último lance do jogo (aos 50 minutos).

O Bahia, que precisava da derrota do Palmeiras, chegou a estar fora do Z-4 em parte do primeiro tempo, quando vencia o Coritiba e o time de São Paulo era derrotado. No entanto, o Verdão empatou com Henrique. Os baianos, no segundo tempo, acabaram perdendo de virada para a equipe paranaense, por 3 a 2, na despedida do meia Alex.

Campanhas

O Palmeiras escapou, por muito pouco, do seu terceiro rebaixamento. Chegou a 40 pontos com o empate diante do Atlético (PR) em casa. Ficou com 11 vitórias, sete empates e 20 derrotas. Fez 34 gols e tomou 59 (a pior defesa da competição).

O Vitória sofreu mais um rebaixamento com uma campanha marcada pela irregularidade, ficando ao final em 17° lugar. Ficou com apenas 38 pontos, resultado de 10 vitórias, oito empates e 20 derrotas, com 37 gols marcados e 54 sofridos (saldo de -17).

O Bahia ficou em 18° lugar, após vencer apenas nove vezes no campeonato, 10 empates e 19 derrotas. Ficou com 37 pontos, marcou 31 gols e sofreu 43 (saldo de -12).

Histórico

O Vitória garantiu sua presença na Série A no ano passado, juntando-se ao rival Bahia. De lá para cá, foram quatro clássicos baianos na principal divisão do futebol, com dois empates e uma vitória para cada lado. O Vitória chegou mais longe que o Bahia: em 2013, por pouco o rubro-negro não beliscou uma vaga na Libertadores. O time terminou em quinto lugar, com 59 pontos, dois a menos que o Botafogo.

O Bahia volta à divisão de acesso depois de quatro anos na Série A. O tricolor baiano subiu em 2010, depois de passar sete anos longe da elite, entre a Segunda e a Terceira divisão. A melhor posição neste período foi o 12º lugar, alcançado na edição do ano passado. O Bahia acabou rebaixado com 37 pontos, sendo apenas 9 vitórias e um saldo de -12. Durante a rodada, chegou a estar fora do Z-4, quando o Palmeiras perdia e o Vitória apenas empatava.

O Vitória permaneceu na Série A por dois anos, em mais um capítulo das idas e vindas do clube. O acesso anterior veio em 2008, e o time resistiu até 2010. Depois de dois anos na divisão inferior, o Vitória subiu e voltou a jogar entre os maiores clubes do país em 2013. A campanha do ano passado foi muito diferente do retrospecto deste ano: quando o rubro-negro terminou em quinto lugar.

Fonte