COVID-19: famosos assinam petição para proteção de índios brasileiros

Fonte: Wikinotícias

3 de maio de 2020

Email Facebook X WhatsApp Telegram LinkedIn Reddit

Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram

 

Foto meramente ilustrativa

Diversas pessoas famosas no mundo todo, entre elas Madonna, Paul McCartney, Brad Pitt, Richard Gere, Meryl Streep, Pedro Almodóvar, Mario Vargas Llosa e Gisele Bündchen, assinaram uma petição criada pelo fotógrafo Sebastião Salgado, que passou vários anos fotografando a Amazônia, solicitando que os poderes Executivo, Legislativo e Judiciário do Brasil implementem ações mais contundentes para evitar a contaminação dos indígenas pelo novo coronavírus.

“Os povos indígenas do Brasil sofrem há muito tempo com a desmatamento, incêndios florestais, rios envenenados e invasão de suas terras. Agora eles correm o risco de ser dizimados pelo Covid-19, a menos que sejam tomadas medidas urgentes para protegê-los”, enfatiza o texto introdutório da petição. O Ministério Público Federal (MPF) já vem acompanhando, há semanas, a evolução dos casos de Covid-19 entre as tribos indígenas e também já havia solicitado medidas imediatas para evitar que a doença se alastrasse entre os índios.

A primeira morte entre indígenas brasileiros por Covid-19 foi reportada pelo Ministério da Saúde no dia 11 de abril passado. A vítima era uma mulher de 44 anos da tribo Kokama e havia falecido em Manaus dois dias antes. Ela tinha anemia hemolítica autoimune e contraiu o coronavírus no hospital onde estava internada desde o final de fevereiro.

Para assinar o manifesto, clique aqui: Ajude a proteger os povos e indígenas da Amazônia do Covid.

Fontes