COVID-19: famosos assinam petição para proteção de índios brasileiros
3 de maio de 2020
Diversas pessoas famosas no mundo todo, entre elas Madonna, Paul McCartney, Brad Pitt, Richard Gere, Meryl Streep, Pedro Almodóvar, Mario Vargas Llosa e Gisele Bündchen, assinaram uma petição criada pelo fotógrafo Sebastião Salgado, que passou vários anos fotografando a Amazônia, solicitando que os poderes Executivo, Legislativo e Judiciário do Brasil implementem ações mais contundentes para evitar a contaminação dos indígenas pelo novo coronavírus.
“Os povos indígenas do Brasil sofrem há muito tempo com a desmatamento, incêndios florestais, rios envenenados e invasão de suas terras. Agora eles correm o risco de ser dizimados pelo Covid-19, a menos que sejam tomadas medidas urgentes para protegê-los”, enfatiza o texto introdutório da petição. O Ministério Público Federal (MPF) já vem acompanhando, há semanas, a evolução dos casos de Covid-19 entre as tribos indígenas e também já havia solicitado medidas imediatas para evitar que a doença se alastrasse entre os índios.
A primeira morte entre indígenas brasileiros por Covid-19 foi reportada pelo Ministério da Saúde no dia 11 de abril passado. A vítima era uma mulher de 44 anos da tribo Kokama e havia falecido em Manaus dois dias antes. Ela tinha anemia hemolítica autoimune e contraiu o coronavírus no hospital onde estava internada desde o final de fevereiro.
Para assinar o manifesto, clique aqui: Ajude a proteger os povos e indígenas da Amazônia do Covid.
Fontes
- Petição para proteger indígenas da Covid-19 têm assinaturas de Paul McCartney, Madonna, Chico Buarque e Gisele Bündchen — O Globo, 2 de maio de 2020
- Falecimento de indígena Kokama por coronavírus [inativa] — MS, 11 de abril de 2020. Página visitada em 3 de maio de 2020
. Arquivada em 6 de maio de 2020
Esta página está arquivada e não é mais editável. |