COVID-19: EUA estende emergência de saúde pública por 90 dias

Fonte: Wikinotícias

12 de janeiro de 2023

Email Facebook X WhatsApp Telegram LinkedIn Reddit

Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram

 

Ontem (11), os Estados Unidos voltaram a estender a emergência de saúde pública devido à disseminação do novo coronavírus.

O Departamento de Saúde e Serviços Humanos dos Estados Unidos anunciou em um comunicado publicado em seu site que a emergência de saúde pública foi renovada em 11 de janeiro de 2023, de acordo com os mandatos concedidos ao secretário Xavier Becerra como resultado da atual pandemia de coronavírus.

A agência de notícias Reuters, citando funcionários do governo, informou que a decisão foi influenciada pela possibilidade de um aumento de pacientes no inverno e a necessidade de mais tempo para a transição para o mercado privado de vacinas e tratamentos.

A agência de notícias também disse que a extensão da emergência permitiria que milhões de estadunidenses recebessem testes, vacinação e tratamento gratuitos para o coronavírus.

De acordo com os Centros de Controle e Prevenção de Doenças (CDC) dos EUA, o número de novas infecções por COVID-19 nos Estados Unidos aumentou para uma média de mais de 67.000 por dia nos últimos 4 dias, e cerca de 390 mortes relacionadas ocorreram por dia.

Os Estados Unidos declararam uma emergência de saúde pública relacionada ao COVID-19 em janeiro de 2020 e o atualizam a cada 90 dias.

Fontes