COVID-19: Campanha de vacinação arranca em São Tomé e Príncipe

Fonte: Wikinotícias

15 de março de 2021

Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram LinkedIn Reddit
Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram

 

A campanha de vacinação contra a Covid-19 arrancou nesta segunda feira, 15, em São Tomé e Príncipe, na qual 2,9 por cento da população devem ser vacinados.

O primeiro-ministro, Jorge Bom Jesus, o ministro da Saúde, Edgar Neves, e a ministra dos Negócios Estrangeiros, Edite Ten Jua, foram os primeiros vacinados.

Até março de 2022, as autoridades sanitárias esperam vacinar 70 por cento da população, estimada em pouco mais de 200 mil habitantes.

“Na primeira fase deverão ser vacinados 2,9 por cento da população, na segunda fase 17,1 por cento, terceira fase até 29,7 por cento e na quarta fase 20,5 por cento da população”, explicou Solange Vila Nova, médica coordenadora do Programa de Vacinação.

Nesta primeira fase, e de acordo com o Governo, serão imunizados 1.766 profissionais de saúde, 112 assistentes sociais de instituições de cuidados e 4.356 idosos em instituições de saúde e somunitária, totalizando 6.234 cidadãos.

O Ministério da Saúde criou 15 postos de vacinação em todo o país.

A primeira e segunda fases da campanha de vacinação serão cobertas pelas 95 mil doses da vacina da AstraZeneca, no quadro da plataforma Covax, das quais 24 mil doses já se encontram disponíveis.

As outras duas fases da campanha de vacinação em São Tomé e Príncipe ficam dependentes de "recursos a mobilizar", segundo Solange Vila Nova.

Depois de ter sido vacinado o primeiro-ministro, Jorge Bom Jesus, transmitiu a sua confiança na vacina da AstraZeneca, face aos receios à volta dela.

“A vacina é segura. Os benefícios ultrapassam largamente os riscos”, garantiu Bom Jesus, no que foi corroborado pelo ministro da Saúde.

De acordo com dados do Ministério da Saúde desde do início da pandemia, o país registou 2.078 casos de infecção e 32 óbitos.

Fontes