COVID-19: Brasil ultrapassa Alemanha e França no número de infectados

Origem: Wikinotícias, a fonte de notícias livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa

13 de maio de 2020

Portal Saúde
Outras notícias sobre saúde


Foto meramente ilustrativa

Segundo os últimos dados da Johns Hopkins University (JHU), atualizados às 16h32 no horário local, o Brasil está agora em 6º lugar no número de casos confirmados de COVID-19, com 180.737 infectados. Com isto, o país deixou para trás nas últimas horas a Alemanha e mais recentemente a França, respectivamente com 173.824 e 178.184 casos. Os Estados Unidos continuam sendo o país com mais infecções, com um total de 1.381.696, enquanto a Rússia agora ocupa a 2º posição, com 242.271 casos confirmados.

Já hoje pela manhã, o presidente Jair Bolsonaro se referiu à grande "quantidade de óbitos que estamos tendo no Brasil" e voltou a falar na cloroquina, cujo uso causou diversas polêmicas semanas atrás e cuja eficiência não foi comprovada e nem está avalizada pela OMS ou mesmo por instituições como a Fiocruz. Ele disse que conversaria com o ministro da Saúde Nelson Teich para que o medicamento seja usado "desde o início" por quem está no grupo de risco. "Não é minha opinião porque não sou médico, mas muitos médicos do Brasil e de outros países entendem que a cloroquina pode e deve ser usada desde o início mesmo sabendo que não há uma comprovação científica de sua eficácia", disse o presidente.

A JHU

A JHU atualiza os dados relativos à pandemia em todo planeta quase em tempo real, tendo lançado um website especializado no início da pandemia, chamado Coronavirus Resource Center (Centro de Recursos sobre o Coronavírus). Para acessar, clique no link: https://coronavirus.jhu.edu/

Posições científicas sobre a cloroquina e outros medicamentos

Fiocruz, em 20 de abril: "não é possível afirmar, no momento, que o uso da cloroquina tenha eficácia no tratamento dos infectados com o novo coronavírus".

CDC, órgão do governo americano, em 25 de abril: "não há drogas ou outras terapias presentemente aprovadas pelo FDA dos EU para prevenir e tratar a COVID-19".

Últimas notícias sobre a COVID no Brasil

SP anunciou que as vítimas dobraram em duas semanas e hoje há 4,1 mil mortos no estado; no RS, uma nova pesquisa apontou que apenas 0,22% da população já tem anticorpos contra o coronavírus; na BA, o Hospital Regional de Santo Antônio de Jesus passou a transmitir mensagens audiovisuais de familiares para os pacientes, a fim de ajudar na recuperação através do atendimento humanizado.

Notícisa Relacionadas

Fontes