COVID-19: Brasil testa nova vacina contra o novo coronavírus
21 de julho de 2020
O Brasil começou a testar a nova vacina contra o coronavírus hoje (21). Participarão nove mil voluntários de cinco estados brasileiros e do Distrito Federal. Os voluntários são profissionais de saúde que trabalham no atendimento de pacientes com Covid-19. Vinte mil doses chegaram a São Paulo nesta segunda-feira (20).
No início deste mês, a Agência de Vigilância Sanitária (Anvisa) autorizou o Instituto Butantan a fazer parceria com a farmacêutica chinesa Sinovac para iniciar um ensaio clínico de Fase 3 para testar a eficácia e segurança de uma vacina chamada Coronavac. Este é o segundo teste de uma vacina autorizada pela Anvisa contra o novo coronavírus. O primeiro é um ensaio clínico de uma vacina desenvolvida pela Universidade de Oxford, no Reino Unido, para prevenir a Covid-19.
O diretor do Instituto Butantan, Dimas Covas, disse que há otimismo. “Se esse estudo de fato for concluído antes do final desse ano, e é uma expectativa real, poderemos ter essa vacina disponível para a população brasileira já no início do próximo ano”, afirmou.
“Esse estudo clínico deverá ser concluído o mais rapidamente possível. Estamos trabalhando intensamente com esses 12 centros, são centros que estão abertos a partir dessa semana e recrutado ativamente. O fato de existir uma grande procura vai ajudar a incluir esses voluntários muito rapidamente”, disse Dimas Covas.
O profissional de saúde interessado em participar da pesquisa pode conseguir mais informações na página do Instituto Buntantan.
Notícia Relacionada
- COVID-19: novos dados indicam que vacina de Oxford produz forte resposta imunológica
- COVID-19: caso vacina de Oxford se comprove eficaz, produção no Brasil começa em dezembro
Fontes
- Brasil testa nova vacina contra o novo coronavírus — Governo do Brasil, 20 de julho de 2020
Esta página está arquivada e não é mais editável. |