COP 17: 193 países para nova discussão sobre o clima

Origem: Wikinotícias, a fonte de notícias livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa

29 de novembro de 2011

Teve hoje início a 17ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas, a decorrer até dia 9 de Dezembro em Durban, na África do Sul, com o principal objectivo a ser, à semelhança dos anos anteriores, na tentativa de um acordo que substitua o Protocolo de Kyoto, que termina já em 2012, e caso não seja estendido ou renovado, actualmente não hà nada que o substitua.

É uma conferência que começa com baixas expectativas, depois da frustração que ocorreu o ano passado, ao não se ter atingido um acordo que permiti-se obter um sucessor ao protocolo de Kyoto. Este ano, será esse o primeiro ponto em discussão, contudo segundo a imprensa do Canadá, este país planeia abandonar o protocolo de Kyoto ainda antes do final deste ano, juntando-se assim a Estados Unidos, que abandonaram em 2001. A União Europeia já se declarou disposta a estender um novo protocolo para um período entre 2013-2020, onde sejam integrados os países emergentes, sendo acompanhada por Nova Zelândia, Austrália e Suíça. Contudo, sem Estados Unidos, Japão, Canadá e Rússia, o novo protocolo regularia somente cerca de 16% das emissões totais de gases com efeito de estufa.


Fontes

Compartilhe essa notícia: Shared via Email Compartilhe via Facebook Tweet essa reportagem Compartilhe via Google+ Compartilhe via LinkedIn Compartilhe via Digg.com Compartilhe via Newsvine Compartilhe via Reddit.com Share on stumbleupon.com Compartilhe via Technorati