COP 17: 193 países para nova discussão sobre o clima

Origem: Wikinotícias, a fonte de notícias livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa

29 de novembro de 2011

Teve hoje início a 17ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas, a decorrer até dia 9 de Dezembro em Durban, na África do Sul, com o principal objectivo a ser, à semelhança dos anos anteriores, na tentativa de um acordo que substitua o Protocolo de Kyoto, que termina já em 2012, e caso não seja estendido ou renovado, actualmente não hà nada que o substitua.

É uma conferência que começa com baixas expectativas, depois da frustração que ocorreu o ano passado, ao não se ter atingido um acordo que permiti-se obter um sucessor ao protocolo de Kyoto. Este ano, será esse o primeiro ponto em discussão, contudo segundo a imprensa do Canadá, este país planeia abandonar o protocolo de Kyoto ainda antes do final deste ano, juntando-se assim a Estados Unidos, que abandonaram em 2001. A União Europeia já se declarou disposta a estender um novo protocolo para um período entre 2013-2020, onde sejam integrados os países emergentes, sendo acompanhada por Nova Zelândia, Austrália e Suíça. Contudo, sem Estados Unidos, Japão, Canadá e Rússia, o novo protocolo regularia somente cerca de 16% das emissões totais de gases com efeito de estufa.


Fontes

Compartilhe essa notícia: Shared via Email Compartilhe via Facebook Tweet essa reportagem Compartilhe via WhatsApp Compartilhe via Telegram Compartilhe via LinkedIn Compartilhe via Digg.com Compartilhe via Newsvine Compartilhe via Reddit.com Share on stumbleupon.com Compartilhe via Technorati