CDC recomenda a reabertura de escolas para reduzir a disparidade social

Fonte: Wikinotícias

21 de março de 2021

Email Facebook X WhatsApp Telegram LinkedIn Reddit

Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram

 

Agora que a jornada de vacinação continua avançando nos Estados Unidos e alguns estados começaram a relaxar as medidas de contenção, os Centros de Controle e Prevenção de Doenças (CDC) estão promovendo o retorno às aulas “de maneira segura”.

O Dr. José T. Montero, diretor do centro de apoio estadual, considera que a ciência evoluiu muito e que, após inúmeras investigações, a normalidade pode voltar, pouco a pouco, no sistema educacional, mais ainda agora que a Casa Branca convocou uma reunião sobre a reabertura de escolas.

“Ter escolas abertas é extremamente importante para a nossa população, para os nossos jovens, principalmente aqueles que vêm de uma minoria, seja racial ou étnica, porque a escola permite que eles se socializem mais, compartilhem com os outros e não percam, na mesma proporção. que muitos que não são desses grupos, terão mais acesso aos recursos. Portanto, ter a escola aberta é extremamente importante; mas ter que abrir tem que ser um caminho seguro para os meninos, para os jovens e para os professores”, afirma o Dr. Montero.

Para o médico do CDC, existem cinco estratégias básicas a serem levadas em consideração para o retorno às aulas com segurança e confiabilidade: obrigatoriedade de uso de máscara, lavagem das mãos com água e sabão, manutenção de distância física adequada, colocação de saneamento básico nas escolas com controle de limpeza e desinfecção do prédio e realização de testes de “triagem” contínuos para afastar o surto da doença.

“Uma coisa que é importante, para que tenhamos escolas abertas, é porque nem todos têm acesso à mesma disponibilidade de computadores, banda larga para transmissão de informação para o fazer a partir de casa - diz Dr. José Montero - e não queremos essas disparidades aumentam entre as populações minoritárias, seja de raça ou etnia, como os hispânicos versus outras populações que têm esse acesso”.

Fontes