Saltar para o conteúdo

CDC da África alerta para possível ligação de casos de HIV com casos de mpox no continente

Fonte: Wikinotícias

16 de agosto de 2024

Email Facebook X WhatsApp Telegram LinkedIn Reddit

Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram

 


Durante uma reunião do CDC (Centro de Controle de Doenças) da África há três dias, Salim Abdool Karim, chefe do CAPRISA, um programa de pesquisa sobre AIDS sediado em Durban, África do Sul, falou que o aumento expressivo de casos de mpox no continenten nos últimos meses pode ter relação com o HIV, vírus causador da AIDS. "Nossa preocupação é que podemos estar vendo mais fatalidades na África devido à associação com o HIV", disse Karim.

Dos 30 países no topo da lista como os com mais casos de AIDS relativos à população adulta, 28 estão na África (com exceção do Haiti e de São Vicente e Granadinas, que ficam no Caribe-América Central).

A mpox (varíola m, antes chamada varíola do macaco) é uma virose que causa sintomas como febre, dor de cabeça e dor no corpo, sendo, porém, a característica mais marcante o surgimento de erupções na pele. A doença tem um curso que dura de 2 a 4 semanas e geralmente regride naturalmente. No entanto, alguns casos podem se agravar, principalmente em crianças e adolescentes.

No caso de pessoas contaminadas com o HIV, elas têm uma menor imunidade, o que torna a mpox mais perigosa.

A letalidade da mpox é de cerca de 2% (2 em cada 100 doentes morrem).

Casos de AIDS na África

A maioria dos países com a maior prevalência de casos de HIV-AIDS estão no Continente Africanco, com destaque para Essuatíni e Lesoto, onde mais de 20 pessoas adultas de cada 100 estão infectadas.

Posição País Prevalência na população adulta
Essuatíni 26,8%
Lesoto 21,1%
Botswana 19,9%
África do Sul 19,1%
Zimbabwe 11,9%

Casos de mpox na África

Só este ano estima-se que cerca de 17 mil novos casos de mpox tenham surgido na África e que cerca de 600 pessoas tenham morrido.

Ano Total de casos Casos estimados
2022 7.146 -
2023 14.957 -
2024 17.000* 26.000**

* Casos suspeitos até 14.08.2024

** Estimativa para 2024 com base na média mensal até agosto

Notícias Relacionadas

[editar | editar código-fonte]