Saltar para o conteúdo

CDC da África diz que continente não recebeu apoio para controlar mpox

Fonte: Wikinotícias

14 de agosto de 2024

Email Facebook X WhatsApp Telegram LinkedIn Reddit

Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram

 

O CDC (Centro de Controle de Doenças) da África disse ontem num comunicado que o Continente Africano não recebeu apoio suficiente para controlar a mpox . "De maio de 2022 a julho de 2023, a mpox foi declarada Emergência de Saúde Pública de Importância Internacional (PHEIC) pela OMS. No entanto, a África não recebeu o apoio de que precisava urgentemente durante esse período", diz o texto, emitido quando o Centro declarou o atual surto como uma Emergência de Saúde Pública de Segurança Continental.

Mais de 17 mil casos de mpox (varíola m), doença que hoje foi novamente declarada uma Emergência de Saúde Pública de Importância Internacional pela OMS, já foram reportados na África este ano e quase 600 pessoas já morreram.

O diretor do CDC, Dr. Jean Kaseya, enfatizou ontem a necessidade urgente de uma ação rápida e decisiva. "Este não é apenas mais um desafio; é uma crise que exige nossa ação coletiva. (...) Pedimos aos nossos parceiros internacionais que aproveitem este momento para agir de forma diferente e colaborar estreitamente com o Africa CDC para fornecer o apoio necessário. (...) A batalha contra a mpox exige uma resposta global. Precisamos do seu apoio, experiência e solidariedade", disse.

A letalidade da mpox é de cerca de 2% (2 em cada 100 doentes morrem).

Casos na África

Ano Total de casos Casos estimados
2022 7.146 -
2023 14.957 -
2024 17.000* 26.000**

* Casos suspeitos até 14.08.2024

** Estimativa para 2024 com base na média mensal até agosto

Referênicias

[editar | editar código-fonte]

Notícias Relacionadas

[editar | editar código-fonte]