Código Universal de Conduta da Wikimedia sofre impasse

Origem: Wikinotícias, a fonte de notícias livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Sergei Rublёv
O jornalista e wikimediano Sergei S. Rublёv

17 de maio de 2021

Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram

Wikinews waves Left.svgExclusivoWikinews waves Right.svg

O Código Universal de Conduta (UCoC) apresentado pela Fundação Wikimedia (WMF), organização sem fins lucrativos que administra diversos sites colaborativos (incluindo Wikinotícias e Wikipédia), vem enfrentando um impasse.

O UCoC surgiu como parte da iniciativa Wikimedia 2030 e visa exigir uma padronização de comportamento nas discussões de todos os projetos da Wikimedia. Atualmente cada site estabelece suas regras.

A página principal da iniciativa informa que durante um mês (5 de abril até 5 de maio) receberia opiniões dos mais de 200 projetos, no entanto até agora apenas cinco participaram: Wikipédia em inglês, português e chinês; Wikinotícias e Wikipédia russos.

Anualmente, a Wikimedia é criticada pela falta de diálogo com as comunidades, principalmente em projetos não enciclopédicos (não-Wikipédia). Na versão do Wikinotícias em língua russa a discussão foi encerrada de forma inconclusiva.

Сергей, в теории я могу потратить 8-16 часов своей жизни и написать развернутый комментарий по каждому пункту. Если ты обещаешь перевести потом это на английский и долбать деятелей Фонда, чтобы они это учли, а не спустили в унитаз (вероятность чего я оцениваю как 99,9%).

—trecho da discussão no Wikinotícias em russo

Sergey [na imagem], em teoria posso passar de 8-16 horas da minha vida escrevendo um comentário detalhado sobre cada item. Se você prometer traduzi-lo para o inglês mais tarde e apresentar aos funcionários da Fundação para que eles levem isso em consideração e não joguem na privada (eu estimo a probabilidade disso ser de 99,9%).

A Wikimedia também é criticada pela administração de suas finanças e uso da marca Wikipédia. Existem discussões na comunidade de língua portuguesa para maior participação.

Fontes

Reportagem original
Esta notícia contém reportagem original de um Wikicolaborador.
Compartilhe
essa notícia:
Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram LinkedIn Reddit