César Cielo ganha o ouro olímpico na prova dos 50 metros na natação
16 de agosto de 2008
César Cielo venceu a prova mais rápida da natação, os 50 m livres, e tornou-se o primeiro brasileiro a conquistar uma medalha de ouro no esporte. É também a primeira medalha de ouro entre os lusófonos. Com o tempo de 20'30", Cielo bateu o recorde olímpico que ele mesmo havia estabelecido no dia anterior, nas semi-finais da prova.
![]() |
|
![]() — César Cielo, logo após a vitória nos 50 m livre da natação
|
Amaury Leveaux e Alain Bernard, da França, completaram o pódio, com prata e bronze, respectivamente. O recordista mundial da prova, Eamon Sullivan, da Austrália, terminou em sexto. Dessa forma, Cielo termina estes Jogos Olímpicos com duas medalhas, uma de ouro e uma de bronze.
Com a vitória de Cielo, a posição do Brasil em quadro de medalhas, que caia desde início da semana, subiu de 43º para 27º posição. Antes foi registrado as posições de 30º e 38º nos dias que seguiram com a conquista de quatro medalhas de bronze.
Fontes
- Bruno Doro. Cielo vence 50 m livre e é primeiro brasileiro campeão olímpico da natação— UOL, 16 de agosto de 2008
- Cielo vence 50 m, faz história e dá 1ª ouro ao Brasil nos Jogos de Pequim— Folha Online, 16 de agosto de 2008
- César Cielo vence os 50m livre e garante 1o ouro do Brasil— Reuters, 16 de agosto de 2008
![]() | Esta página está arquivada e não é mais editável. Caso veja que esse artigo necessita de uma revisão, correção ou complementação, contate um administrador. Ela será desprotegida por sete dias. Note que algumas referências talvez não estejam mais online.
|