Buratti confirma matéria da Revista Veja sobre Operação Cuba

Origem: Wikinotícias, a fonte de notícias livre.
Ir para: navegação, pesquisa

12 de novembro de 2005

BrasilRogério Buratti, advogado e ex-assessor do atual Ministro da Fazenda Antonio Palocci na Prefeitura de Ribeirão Preto, confirmou para os parlamentares brasileiros da CPI dos Bingos, na quinta-feira (10), o conteúdo publicado pela Revista Veja, numa reportagem sobre uma suposta operação clandestina de envio de dólares de Cuba para a campanha de Luiz Inácio Lula da Silva, do Partido dos Trabalhadores, em 2002.

Buratti disse que foi consultado por Ralf Barquete (ex-assessor de Antonio Palocci que morreu em 2004) em 2002 sobre como fazer para trazer dólares do exterior. Segundo Rogério Buratti, Barquete disse que estava agindo em nome do então Prefeito Antonio Palocci, do qual era uma pessoa muito próxima.

O relator da CPI dos Bingos, senador Garibaldi Alves Filho (PMDB-RN), perguntou a Rogério Buratti: "Vossa Senhoria afirma que foi consultado por Ralf Barquete a pedido do Ministro Palocci sobre como fazer para trazer 3 milhões de dólares de Cuba. Vossa Senhoria tem convicção disso?"

Rogério Buratti respondeu: "Da consulta que recebi de Ralf Barquete tenho convicção. E o montante que me foi dito naquele momento foi 3 milhões de dólares. Da participação do ministro na operação que foi relatada, eu não tenho convicção."

O relator perguntou ao ex-assessor sobre quem o informou que o dinheiro teria vindo de Cuba. Buratti respondeu: "O próprio Ralf me comentou, me confidenciou, comentou isso, por volta de setembro. Numa conversa informal, mas sem detalhes da eventual operacionalização."

"E o desfecho do caso? Como terminou isso?", continuou o relator.

Rogério Buratti respondeu: "Eu entendi -e pela informação que o Ralf me passou naquela ocasião, em setembro- que o desfecho teria sido o aporte dos recursos no Brasil, na campanha do Presidente Lula. Agora, de que forma teria sido e qual o montante preciso, eu não tive a informação por parte dele."

Buratti disse ainda ter ouvido falar sobre a história das caixas de bebida, detalhada na revista, por intermédio de Vladimir Poleto.

Áudio

(video)
Buratti inicia seu depoimento para a CPI (info)
Considerações iniciais de Rogério Buratti para a CPI dos Bingos.
Buratti responde as perguntas do relator (info)
Perguntas do relator da CPI dos Bingos senador Garibaldi Alves Filho (PMDB-RN) para Rogério Buratti
Problemas para ouvir o arquivo? Ajuda media.


Ver também

Operação Cuba

Fontes