Brasil será um dos lugares mais quentes do mundo neste final de semana

Fonte: Wikinotícias

22 de setembro de 2023

Email Facebook X WhatsApp Telegram LinkedIn Reddit

Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram

 

O Brasil está passando por uma onda de calor histórica, que deve se intensificar neste fim de semana, com temperaturas que podem superar os 40°C em diversas regiões do país. Segundo a MetSul Meteorologia, o Brasil pode ser um dos lugares mais quentes do planeta no sábado (23) e domingo (24), com marcas próximas ou até superiores às registradas em áreas desérticas do Norte da África, Península Arábica e países ao redor do Golfo Pérsico.

O calor extremo vai atingir uma grande área do território nacional. Na região Sul, apesar de ser conhecida pelo seu clima mais frio, os termômetros podem chegar a 40°C no Noroeste do Rio Grande do Sul e no Oeste de Santa Catarina, e entre 40°C e 42°C no Oeste, Noroeste e Norte do Paraná. No Centro-Oeste, as máximas podem ficar entre 42°C e 44°C no Mato Grosso e no Mato Grosso do Sul, com possibilidade de registros isolados de até 46°C. Em Goiás, as temperaturas podem atingir até 43°C.

No Norte, o Tocantins pode ter máximas de até 43°C. No Amazonas, no Sul do Pará e em Rondônia, as temperaturas podem ficar entre 40°C e 42°C. No Nordeste, o Maranhão e o Piauí podem ter marcas perto ou ao redor de 40°C. Na região Sudeste, o pior do calor vai ocorrer no interior de São Paulo e no Oeste de Minas Gerais, com máximas entre 40°C e 43°C.

A onda de calor histórica no Brasil é causada por uma massa de ar quente e seco que impede a formação de nuvens e a entrada de frentes frias. Além do desconforto térmico, o calor excessivo traz riscos à saúde, como desidratação, insolação e problemas respiratórios.

Fontes