Brasil aproxima América do Sul do Mundo Árabe

Fonte: Wikinotícias
Como parte da política de proteção do Wikinotícias, esta notícia está protegida.

Brasil • 6 de abril de 2005

Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram LinkedIn Reddit
Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram

 

O Brasil está programado para sediar uma Cúpula de Países Sulamericanos e Árabes em Brasília, Brasil, de 10 a 11 de maio de 2005, informa o Ministério Brasileiro das Relações Exteriores. Os organizadores dizem que os Países Sulamericanos e Árabes discutirão sobre cooperação política, comercial, cultural, científica e tecnológica.

O encontro foi proposto pelo presidente brasileiro Luiz Inácio Lula da Silva durante a sua visita a vários países árabes em dezembro de 2004. Naquela ocasião alguns países árabes entrato em contato oficial com o governo do Brasil depois de muito tempo. Para alguns deles a última vez que tinham visto um governante brasileiro foi em 1876, com o Imperador Dom Pedro II.

Durante uma visita à sede da Liga Árabe, no Cairo, Egipto, Lula da Silva propôs a criação de uma Cúpula de Países Sulamericanos e Árabes. "O encontro aponta para a criação de um novo mundo onde os países do Terceiro Mundo podem ter uma nova função", acrescentou Lula.

Os países programados para encontrar-se no próximo mês são:

A notícia sobre a cúpula causou certo mal-estar em Israel e nos Estados Unidos da América. Contudo, o Ministro Brasileiro das Relações Exteriores, Celso Amorim, disse que a reunião é destinada como um foro para discutir só a cooperação entre as duas regiões e que ela não é um ataque político sobre Israel. "É uma reunião de duas regiões, que discutirão a cooperação mútua", ele diz.

Fontes