Brasil: presidente do Senado afasta possibilidade de pautar proposta de extinção de municípios pequenos
6 de março de 2021
O presidente do Senado Federal do Brasil, Rodrigo Pacheco, desconsiderou pautar a PEC 188/2019 que propõe a extinção de 1.217 cidades de até 5 mil habitantes.
A declaração ocorreu durante reunião com o presidente da Confederação Nacional de Municípios (CNM), Glademir Aroldi.
"Sobre a extinção de Municípios, evidentemente eu tenho uma posição radicalmente contrária. Quando saiu essa proposta, no dia que saiu, eu desde já anunciei o meu repúdio a esse trecho. Por uma razão muito simples. Uma vez criado um Município, há um sentimento de pertencimento das pessoas que nasceram naquele lugar. O nosso papel enquanto brasileiro é permitir que esses Municípios tenham sustentabilidade”, destacou o parlamentar.
“O exemplo que eu tenho desses 1.217 Municípios com população abaixo de cinco mil habitantes é Saldanha Marinho, que cresceu muito depois de sua emancipação. Eu tenho certeza que se consultar a população todos vão concordar com a manutenção do Município”, disse o presidente da CNM.
Fonte
- Presidente do Senado afasta possibilidade de pautar proposta de extinção dos Municípios [inativa] — CNM - Confederação Nacional de Municípios, 05 de março de 2021. Página visitada em 6 de março de 2021
. Arquivada em 15 de abril de 2021
Esta página está arquivada e não é mais editável. |